Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA CONSTRUÇÃO DE FRACTAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101193
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8907
    "inscrito_id" => 25691
    "titulo" => "DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA CONSTRUÇÃO DE FRACTAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de investigação acerca das dificuldades enfrentadas por estudantes de Licenciatura em Matemática na construção de fractais clássicos por meio do software GeoGebra no que tange à utilização de comandos, listas e criação de novas ferramentas. Fractais são formas geométricas abstratas, complexas e auto similares, que têm sido cada vez mais exploradas por conta do seu potencial para o desenvolvimento do pensamento matemático. O software GeoGebra é uma poderosa ferramenta educacional que combina elementos de geometria, álgebra e cálculo, permitindo a exploração interativa de diversos conceitos matemáticos. Para tanto, um estudo de natureza aplicada e abordagem qualitativa foi conduzido, envolvendo a observação direta dos estudantes na utilização do software GeoGebra para a construção de alguns fractais clássicos e a aplicação de dois questionários (pré e pós). Os resultados indicam que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes incluem a compreensão dos comandos do GeoGebra, muitas vezes decorrente da não compreensão de como traduzir conceitos matemáticos abstratos em sequências lógicas de ações, da falta de familiaridade com a interface e erros de sintaxe do software. Este estudo evidencia as dificuldades que os futuros professores de Matemática podem possuir para ensinar conceitos matemáticos avançados, como os fractais, e a necessidade do desenvolvimento de estratégias de ensino que envolvam o uso de tecnologias matemáticas avançadas, visando melhorar a qualidade da formação de futuros professores de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25691_TB8907_19112023183513.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIA"
    "autor_email" => "fabricia.oliveira@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101193
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8907
    "inscrito_id" => 25691
    "titulo" => "DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA CONSTRUÇÃO DE FRACTAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de investigação acerca das dificuldades enfrentadas por estudantes de Licenciatura em Matemática na construção de fractais clássicos por meio do software GeoGebra no que tange à utilização de comandos, listas e criação de novas ferramentas. Fractais são formas geométricas abstratas, complexas e auto similares, que têm sido cada vez mais exploradas por conta do seu potencial para o desenvolvimento do pensamento matemático. O software GeoGebra é uma poderosa ferramenta educacional que combina elementos de geometria, álgebra e cálculo, permitindo a exploração interativa de diversos conceitos matemáticos. Para tanto, um estudo de natureza aplicada e abordagem qualitativa foi conduzido, envolvendo a observação direta dos estudantes na utilização do software GeoGebra para a construção de alguns fractais clássicos e a aplicação de dois questionários (pré e pós). Os resultados indicam que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes incluem a compreensão dos comandos do GeoGebra, muitas vezes decorrente da não compreensão de como traduzir conceitos matemáticos abstratos em sequências lógicas de ações, da falta de familiaridade com a interface e erros de sintaxe do software. Este estudo evidencia as dificuldades que os futuros professores de Matemática podem possuir para ensinar conceitos matemáticos avançados, como os fractais, e a necessidade do desenvolvimento de estratégias de ensino que envolvam o uso de tecnologias matemáticas avançadas, visando melhorar a qualidade da formação de futuros professores de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25691_TB8907_19112023183513.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIA DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIA"
    "autor_email" => "fabricia.oliveira@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de investigação acerca das dificuldades enfrentadas por estudantes de Licenciatura em Matemática na construção de fractais clássicos por meio do software GeoGebra no que tange à utilização de comandos, listas e criação de novas ferramentas. Fractais são formas geométricas abstratas, complexas e auto similares, que têm sido cada vez mais exploradas por conta do seu potencial para o desenvolvimento do pensamento matemático. O software GeoGebra é uma poderosa ferramenta educacional que combina elementos de geometria, álgebra e cálculo, permitindo a exploração interativa de diversos conceitos matemáticos. Para tanto, um estudo de natureza aplicada e abordagem qualitativa foi conduzido, envolvendo a observação direta dos estudantes na utilização do software GeoGebra para a construção de alguns fractais clássicos e a aplicação de dois questionários (pré e pós). Os resultados indicam que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes incluem a compreensão dos comandos do GeoGebra, muitas vezes decorrente da não compreensão de como traduzir conceitos matemáticos abstratos em sequências lógicas de ações, da falta de familiaridade com a interface e erros de sintaxe do software. Este estudo evidencia as dificuldades que os futuros professores de Matemática podem possuir para ensinar conceitos matemáticos avançados, como os fractais, e a necessidade do desenvolvimento de estratégias de ensino que envolvam o uso de tecnologias matemáticas avançadas, visando melhorar a qualidade da formação de futuros professores de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.