Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97322
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3557
    "inscrito_id" => 977
    "titulo" => "AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de analisar o papel da escola na inclusão da criança autista, bem como os objetivos específicos de apresentar uma abordagem que caracterize os aspectos relevantes da pessoa com autismo e compreender a importância da família, da legislação e da escola como componentes essenciais na inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Para isso, foi feito um estudo bibliográfico, com levantamento de dados acerca do papel da escola para a inclusão de crianças autistas. O TEA começa na infância e segue pela vida adulta, não tendo a possibilidade de cura, só o trabalho com diferentes estratégias que podem ocorrer em qualquer classe social. Os desafios são muitos desde a família, a escola e a sociedade em saber lidar com a criança com TEA. O que exige preparo e cuidados que são essenciais as pessoas diagnosticadas com esse transtorno, especialmente, devido as suas dificuldades de comunicação, interação e sociabilidade. Desse modo, compreendemos que este trabalho nos leva a refletir sobre o nosso papel na valorização e na inclusão da pessoa com TEA, como também, da necessidade de buscarmos meios de ajustar os espaços que o sistema diminui, alargando com os suportes necessários que são capazes de compor e recompor a educação em sua totalidade e, com isso, dando possibilidades para realização de outros trabalhos acadêmicos nesta área."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID977_TB3557_29052023141713.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Roberto Diniz"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97322
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3557
    "inscrito_id" => 977
    "titulo" => "AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de analisar o papel da escola na inclusão da criança autista, bem como os objetivos específicos de apresentar uma abordagem que caracterize os aspectos relevantes da pessoa com autismo e compreender a importância da família, da legislação e da escola como componentes essenciais na inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Para isso, foi feito um estudo bibliográfico, com levantamento de dados acerca do papel da escola para a inclusão de crianças autistas. O TEA começa na infância e segue pela vida adulta, não tendo a possibilidade de cura, só o trabalho com diferentes estratégias que podem ocorrer em qualquer classe social. Os desafios são muitos desde a família, a escola e a sociedade em saber lidar com a criança com TEA. O que exige preparo e cuidados que são essenciais as pessoas diagnosticadas com esse transtorno, especialmente, devido as suas dificuldades de comunicação, interação e sociabilidade. Desse modo, compreendemos que este trabalho nos leva a refletir sobre o nosso papel na valorização e na inclusão da pessoa com TEA, como também, da necessidade de buscarmos meios de ajustar os espaços que o sistema diminui, alargando com os suportes necessários que são capazes de compor e recompor a educação em sua totalidade e, com isso, dando possibilidades para realização de outros trabalhos acadêmicos nesta área."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID977_TB3557_29052023141713.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Roberto Diniz"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o papel da escola na inclusão da criança autista, bem como os objetivos específicos de apresentar uma abordagem que caracterize os aspectos relevantes da pessoa com autismo e compreender a importância da família, da legislação e da escola como componentes essenciais na inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Para isso, foi feito um estudo bibliográfico, com levantamento de dados acerca do papel da escola para a inclusão de crianças autistas. O TEA começa na infância e segue pela vida adulta, não tendo a possibilidade de cura, só o trabalho com diferentes estratégias que podem ocorrer em qualquer classe social. Os desafios são muitos desde a família, a escola e a sociedade em saber lidar com a criança com TEA. O que exige preparo e cuidados que são essenciais as pessoas diagnosticadas com esse transtorno, especialmente, devido as suas dificuldades de comunicação, interação e sociabilidade. Desse modo, compreendemos que este trabalho nos leva a refletir sobre o nosso papel na valorização e na inclusão da pessoa com TEA, como também, da necessidade de buscarmos meios de ajustar os espaços que o sistema diminui, alargando com os suportes necessários que são capazes de compor e recompor a educação em sua totalidade e, com isso, dando possibilidades para realização de outros trabalhos acadêmicos nesta área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.