RESUMO Este trabalho objetiva lançar alguns olhares de maneira reflexiva e fazer uma análise da atuação da coordenação pedagógica no seu papel de formador dos docentes, tomando por base as diretrizes do HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo na Escola que apresenta o coordenador pedagógico como o articulador e mediador da formação continuada dos professores no ambiente escolar por conceber que a escola é o espaço propicio para tematização e reconstrução da prática pedagógica. Os aportes teóricos que fundamentaram esse trabalho foram as contribuições de Almeida (2001), Libâneo (2004), Nóvoa (1991), Candau (1997), Lück (2015) entre outros teóricos, a pesquisa pretende constatar que o papel de formador do coordenador pedagógico é essencial para a formação docente. Metodologicamente utilizou-se aspectos qualitativos e quantitativos. A abordagem quantitativa foi por meio de questionários aplicados a vinte e dois coordenadores pedagógicos dos anos iniciais em escolas da rede municipal de ensino de Rio Largo/AL, no intuito de coletar informações e dados gerais sobre a função de formador na escola e suas impressões sobre os impactos formativos na prática de ensino dos professores. A abordagem qualitativa, com a investigação in locu, aconteceu a partir de escolas focais no intuito de obter profundidade nas questões trabalhadas, onde acompanhamos a atuação de cinco coordenadores pedagógicos, em seis momentos de HTPC. Como resultados analisaram-se que, apesar dos desafios e das inúmeras tarefas que tem o coordenador pedagógico, estes profissionais conseguiram desenvolver uma proposta de formação continuada dos docentes em serviço, conforme as diretrizes estabelecidas pela Semed/Rio Largo e os anseios apresentados pelos professores em suas escolas, nas escolas focais averiguou-se que a partir das formações as práticas pedagógicas dos professores tornaram-se mais consistentes e houve melhora na aprendizagem dos estudantes.