Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ESPERANÇAR DOS ESQUECIDOS: UM OLHAR SENSÍVEL PARA A EJA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96590
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2571
    "inscrito_id" => 11986
    "titulo" => "CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ESPERANÇAR DOS ESQUECIDOS: UM OLHAR SENSÍVEL PARA A EJA"
    "resumo" => "Muito se discute sobre os desafios para a permanência dos alunos da EJA. Compreendemos que os aprendentes dessa modalidade de ensino, em algum momento, tiveram seu direito à educação negado. É importante enfatizar que a metodologia na EJA é diferente da aprendida para mediar na educação infantil, visto que esses aprendentes têm uma vasta experiência, outra faixa etária e, muitas vezes, já estão inseridos no mundo do trabalho. A metodologia, quando trabalhada em sala de forma incorreta e infantilizada, culmina no desânimo, e desestimula o aluno em seu percurso educacional. Buscar novas ferramentas pedagógicas é imprescindível para que ocorra uma aprendizagem estimulante, e o cinema é um grande aliado para esse momento, para além da alfabetização, o letramento. Através de obras fílmicas, podemos trabalhar diversas leituras: a sonora ou gráfica, de imagens; além de mediar o olhar crítico, visto que há grande vastidão de temas em filmes. Nesse artigo, apresentaremos como sugestão para que se trabalhe na EJA o projeto de Extensão “Cine-CAVN: Recepção crítica da indústria cultural na formação da leitura, da escrita e no letramento midiático”, ativo no Campus III da UFPB. Esse projeto é aberto para todo o público, entre eles, os alunos do PROEJA. As ações extensionistas desse projeto trabalham a oralidade e a escrita, tendo como base a discussão de obras cinematográficas. Compreende-se que os alunos do PROEJA, que participaram nas mesas de debate, conseguiram se expressar oralmente, além de trabalhar a escrita, através de elaborações de redações, culminando na vontade de compreender as múltiplas culturas, e até de realizar uma graduação. No tocante, ações extensionistas podem transformar expectativas de vida, principalmente em modalidades esquecidas e precarizadas. Instigar o aprendente a continuar na EJA é um desafio, e, para isso, o docente deve ser pesquisador e reflexivo, e, assim, surgir o ato de esperançar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11986_TB2571_04102023225845.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE SILVA PONTES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joycepontesoliveira@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96590
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2571
    "inscrito_id" => 11986
    "titulo" => "CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ESPERANÇAR DOS ESQUECIDOS: UM OLHAR SENSÍVEL PARA A EJA"
    "resumo" => "Muito se discute sobre os desafios para a permanência dos alunos da EJA. Compreendemos que os aprendentes dessa modalidade de ensino, em algum momento, tiveram seu direito à educação negado. É importante enfatizar que a metodologia na EJA é diferente da aprendida para mediar na educação infantil, visto que esses aprendentes têm uma vasta experiência, outra faixa etária e, muitas vezes, já estão inseridos no mundo do trabalho. A metodologia, quando trabalhada em sala de forma incorreta e infantilizada, culmina no desânimo, e desestimula o aluno em seu percurso educacional. Buscar novas ferramentas pedagógicas é imprescindível para que ocorra uma aprendizagem estimulante, e o cinema é um grande aliado para esse momento, para além da alfabetização, o letramento. Através de obras fílmicas, podemos trabalhar diversas leituras: a sonora ou gráfica, de imagens; além de mediar o olhar crítico, visto que há grande vastidão de temas em filmes. Nesse artigo, apresentaremos como sugestão para que se trabalhe na EJA o projeto de Extensão “Cine-CAVN: Recepção crítica da indústria cultural na formação da leitura, da escrita e no letramento midiático”, ativo no Campus III da UFPB. Esse projeto é aberto para todo o público, entre eles, os alunos do PROEJA. As ações extensionistas desse projeto trabalham a oralidade e a escrita, tendo como base a discussão de obras cinematográficas. Compreende-se que os alunos do PROEJA, que participaram nas mesas de debate, conseguiram se expressar oralmente, além de trabalhar a escrita, através de elaborações de redações, culminando na vontade de compreender as múltiplas culturas, e até de realizar uma graduação. No tocante, ações extensionistas podem transformar expectativas de vida, principalmente em modalidades esquecidas e precarizadas. Instigar o aprendente a continuar na EJA é um desafio, e, para isso, o docente deve ser pesquisador e reflexivo, e, assim, surgir o ato de esperançar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11986_TB2571_04102023225845.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE SILVA PONTES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joycepontesoliveira@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Muito se discute sobre os desafios para a permanência dos alunos da EJA. Compreendemos que os aprendentes dessa modalidade de ensino, em algum momento, tiveram seu direito à educação negado. É importante enfatizar que a metodologia na EJA é diferente da aprendida para mediar na educação infantil, visto que esses aprendentes têm uma vasta experiência, outra faixa etária e, muitas vezes, já estão inseridos no mundo do trabalho. A metodologia, quando trabalhada em sala de forma incorreta e infantilizada, culmina no desânimo, e desestimula o aluno em seu percurso educacional. Buscar novas ferramentas pedagógicas é imprescindível para que ocorra uma aprendizagem estimulante, e o cinema é um grande aliado para esse momento, para além da alfabetização, o letramento. Através de obras fílmicas, podemos trabalhar diversas leituras: a sonora ou gráfica, de imagens; além de mediar o olhar crítico, visto que há grande vastidão de temas em filmes. Nesse artigo, apresentaremos como sugestão para que se trabalhe na EJA o projeto de Extensão “Cine-CAVN: Recepção crítica da indústria cultural na formação da leitura, da escrita e no letramento midiático”, ativo no Campus III da UFPB. Esse projeto é aberto para todo o público, entre eles, os alunos do PROEJA. As ações extensionistas desse projeto trabalham a oralidade e a escrita, tendo como base a discussão de obras cinematográficas. Compreende-se que os alunos do PROEJA, que participaram nas mesas de debate, conseguiram se expressar oralmente, além de trabalhar a escrita, através de elaborações de redações, culminando na vontade de compreender as múltiplas culturas, e até de realizar uma graduação. No tocante, ações extensionistas podem transformar expectativas de vida, principalmente em modalidades esquecidas e precarizadas. Instigar o aprendente a continuar na EJA é um desafio, e, para isso, o docente deve ser pesquisador e reflexivo, e, assim, surgir o ato de esperançar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.