O trabalho apresentado se configura como uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo, tendo como foco principal a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O uso das tecnologias no contexto educacional é uma prática que vem ganhando destaque no âmbito pedagógico. Desse modo, essa pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições e desafios da introdução deste recurso nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Para o referencial teórico, foi abordado questões relacionadas ao impacto da tecnologia na educação e as possibilidades pedagógicas que as ferramentas digitais oferecem. Além disso, destaca-se a importância de uma formação de professores que contemple a utilização da tecnologia. Os principais resultados mostram que a inserção de ferramentas digitais no processo de aprendizagem pode trazer benefícios como a personalização do ensino, aumento do interesse dos alunos e melhora na qualidade do ensino. Porém, também há desafios como a formação de professores, adaptabilidade da escola e recursos financeiros. Concluiu-se ainda que a utilização de ferramentas digitais no ensino fundamental é uma tendência que veio para ficar. Ainda há muito para explorar e aprimorar, porém é importante que haja uma abertura para o uso da tecnologia na educação e uma formação docente que dê suporte a essa prática pedagógica tão atual.