FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA RELEVÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96531 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2494 "inscrito_id" => 8398 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA RELEVÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo procura analisar as perspectivas que envolvem a formação de professores, objetivando uma reflexão acerca da importância da formação continuada na etapa da educação infantil dentro da realidade educacional brasileira. Podemos considerar que a formação continuada de professores contribui para que os profissionais que atuam nessa etapa tão crucial para o desenvolvimento dos alunos mantenham- se também em permanente evolução. O resultado dessa constante busca pelo conhecimento é um professor ainda mais reflexivo e capaz de compreender as especificidades da Educação Infantil na atualidade e conectá-las com as melhores práticas pedagógicas no ambiente escolar para um desenvolvimento integral dos alunos. Nosso estudo está ancorado no prognóstico de que a formação continuada é condição indispensável no processo de formação ao longo da carreira, não sendo suficiente para uma boa atuação docente o estudo garantido apenas pela formação inicial. Aborda o conceito de formação no campo educacional, vincula pressupostos entre teoria e prática, debate o cenário a respeito da formação na visão reflexiva e ainda destaca os aspectos da educação, diante do processo de mudanças que vem acontecendo na sociedade atual. Para desenvolvimento do estudo considerou-se uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica sobre as concepções de formação através da observação de professores da educação infantil. Surgiu o interesse de aprofundar esse tema a partir da observação no contexto vivenciado na instituição pública de Ensino E.M.E.F. Ciro Dias localizada na cidade de Remígio-PB, buscando assim apresentar a importância da formação docente para vida profissional do professor e para melhoria de suas práticas na sala de aula, trazendo ganhos significativos para o aprendizado dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8398_TB2494_04102023222310.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA GOMES DIAS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessagmdias15@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96531 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2494 "inscrito_id" => 8398 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA RELEVÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo procura analisar as perspectivas que envolvem a formação de professores, objetivando uma reflexão acerca da importância da formação continuada na etapa da educação infantil dentro da realidade educacional brasileira. Podemos considerar que a formação continuada de professores contribui para que os profissionais que atuam nessa etapa tão crucial para o desenvolvimento dos alunos mantenham- se também em permanente evolução. O resultado dessa constante busca pelo conhecimento é um professor ainda mais reflexivo e capaz de compreender as especificidades da Educação Infantil na atualidade e conectá-las com as melhores práticas pedagógicas no ambiente escolar para um desenvolvimento integral dos alunos. Nosso estudo está ancorado no prognóstico de que a formação continuada é condição indispensável no processo de formação ao longo da carreira, não sendo suficiente para uma boa atuação docente o estudo garantido apenas pela formação inicial. Aborda o conceito de formação no campo educacional, vincula pressupostos entre teoria e prática, debate o cenário a respeito da formação na visão reflexiva e ainda destaca os aspectos da educação, diante do processo de mudanças que vem acontecendo na sociedade atual. Para desenvolvimento do estudo considerou-se uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica sobre as concepções de formação através da observação de professores da educação infantil. Surgiu o interesse de aprofundar esse tema a partir da observação no contexto vivenciado na instituição pública de Ensino E.M.E.F. Ciro Dias localizada na cidade de Remígio-PB, buscando assim apresentar a importância da formação docente para vida profissional do professor e para melhoria de suas práticas na sala de aula, trazendo ganhos significativos para o aprendizado dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8398_TB2494_04102023222310.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA GOMES DIAS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessagmdias15@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }