O ensino de Astronomia na educação básica, configura-se como uma alternativa para o estímulo, motivação e interesse dos alunos, especialmente acerca dos conhecimentos físicos. O presente artigo tem como objetivo principal apresentar uma experiência didática através do ensino de astronomia básica, para os alunos de 5º e 6º anos da escola municipal Wady Fiquene na cidade de Imperatriz – MA, no período de 2022 a 2023. Através do projeto de extensão: “De olho no céu”, esta oficina foi realizada tendo como tema: “Experimentos Astronômicos”. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa, integrando a problematização dos conteúdos, exposição dialogada, atividades lúdicas e experimentos temáticos.Durante as atividades, o uso de indagações do dia a dia permearam todo o processo, como por exemplo: “Por que o céu é azul? Por que a Lua não cai sobre a superfície da Terra? Por que as coisas possuem cores?” a partir dos questionamentos, instigou-se a curiosidade e participação no decorrer das atividades. Portanto, diante dos diversos problemas existentes na educação básica, desde a fragilidade no ensino de ciências e o distanciamento de metodologias que estimulem o pensar científico pela curiosidade integrando atividades práticas, o ensino de Astronomia resulta numa possibilidade real de gerar envolvimento e interesse pelas áreas científicas. A avaliação processual, trouxe elementos importantes para o processo de ensino e aprendizagem, como a participação dos estudantes, questionamentos, diálogos e aprendizagem de novos conteúdos trabalhados durante a oficina.