A visão espacial é uma habilidade que os indivíduos desenvolvem e pode ser construída por meio da percepção e da experiência vivida para articular modelos mentais do espaço. Saber ler e interpretar representações gráficas planas de objetos tridimensionais é fundamental para a atuação profissional em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo desenvolver a consciência espacial capacitando os alunos do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Henrique de Souza Filho – Henfil, localizada no município de Ribeirão das Neves/MG a compreender, representar e praticar atividades escolares por meio do uso de maquetes com argila. A utilização de maquetes físicas como recurso didático mostrou-se uma estratégia eficaz para auxiliar a compreensão espacial e o aprendizado sobre a representação e construção de projetos arquitetônicos. Os alunos tornaram-se mais engajados e interessados no final do curso, em um momento em que houve um aumento generalizado de evasão, consistente com o padrão dos anos anteriores nas instituições que realizaram a pesquisa.