CARDOSO, Eduarda De Jesus et al.. A experiência do cap-uerj na 17ª obmep. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/96342>. Acesso em: 22/11/2024 21:35
O presente relato tem por objetivo compartilhar a experiência vivida no CAp-UERJ com os alunos que realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no ano de 2022. Durante o período pandêmico (2020- 2021), a preparação dos estudantes para a primeira fase da 17ª OBMEP ocorreu praticamente de forma individual e online. Com o retorno ao presencial, desenvolvemos dois projetos de extensão cujo objetivo foi despertar o interesse e preparar os alunos da educação básica para participarem de olimpíadas de matemática. A partir de estudos sobre neurociência e mentalidades matemáticas, oferecemos, em parceria com o programa OBMEP na Escola (ONE) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma oficina voltada para a segunda fase da 18ª OBMEP para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nesta oficina os problemas olímpicos foram trabalhados utilizando-se a metodologia de resolução de problemas e incentivando que os participantes compartilhassem com o grupo as diferentes formas que foram aplicadas para solucionar um mesmo problema. A preparação foi ofertada com objetivo de difundir, entre os estudantes, a olimpíada dentro da escola, buscando quebrar o tabu acerca da matemática e incentivar que todos que quiserem podem se aprofundar nos estudos da disciplina. Observamos grande envolvimento e entusiasmo dos estudantes durante as atividades matemáticas realizadas em sala, mesmo de estudantes que não participaram da olimpíada ou se rotulavam como “ruins” em matemática.