Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DO CAP-UERJ NA 17ª OBMEP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96342 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2217 "inscrito_id" => 11525 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO CAP-UERJ NA 17ª OBMEP" "resumo" => "O presente relato tem por objetivo compartilhar a experiência vivida no CAp-UERJ com os alunos que realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no ano de 2022. Durante o período pandêmico (2020- 2021), a preparação dos estudantes para a primeira fase da 17ª OBMEP ocorreu praticamente de forma individual e online. Com o retorno ao presencial, desenvolvemos dois projetos de extensão cujo objetivo foi despertar o interesse e preparar os alunos da educação básica para participarem de olimpíadas de matemática. A partir de estudos sobre neurociência e mentalidades matemáticas, oferecemos, em parceria com o programa OBMEP na Escola (ONE) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma oficina voltada para a segunda fase da 18ª OBMEP para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nesta oficina os problemas olímpicos foram trabalhados utilizando-se a metodologia de resolução de problemas e incentivando que os participantes compartilhassem com o grupo as diferentes formas que foram aplicadas para solucionar um mesmo problema. A preparação foi ofertada com objetivo de difundir, entre os estudantes, a olimpíada dentro da escola, buscando quebrar o tabu acerca da matemática e incentivar que todos que quiserem podem se aprofundar nos estudos da disciplina. Observamos grande envolvimento e entusiasmo dos estudantes durante as atividades matemáticas realizadas em sala, mesmo de estudantes que não participaram da olimpíada ou se rotulavam como “ruins” em matemática.O presente relato tem por objetivo compartilhar a experiência vivida no CAp-UERJ com os alunos que realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática da" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11525_TB2217_14112023200018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA DE JESUS CARDOSO" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "eduardadjc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96342 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2217 "inscrito_id" => 11525 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO CAP-UERJ NA 17ª OBMEP" "resumo" => "O presente relato tem por objetivo compartilhar a experiência vivida no CAp-UERJ com os alunos que realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no ano de 2022. Durante o período pandêmico (2020- 2021), a preparação dos estudantes para a primeira fase da 17ª OBMEP ocorreu praticamente de forma individual e online. Com o retorno ao presencial, desenvolvemos dois projetos de extensão cujo objetivo foi despertar o interesse e preparar os alunos da educação básica para participarem de olimpíadas de matemática. A partir de estudos sobre neurociência e mentalidades matemáticas, oferecemos, em parceria com o programa OBMEP na Escola (ONE) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma oficina voltada para a segunda fase da 18ª OBMEP para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nesta oficina os problemas olímpicos foram trabalhados utilizando-se a metodologia de resolução de problemas e incentivando que os participantes compartilhassem com o grupo as diferentes formas que foram aplicadas para solucionar um mesmo problema. A preparação foi ofertada com objetivo de difundir, entre os estudantes, a olimpíada dentro da escola, buscando quebrar o tabu acerca da matemática e incentivar que todos que quiserem podem se aprofundar nos estudos da disciplina. Observamos grande envolvimento e entusiasmo dos estudantes durante as atividades matemáticas realizadas em sala, mesmo de estudantes que não participaram da olimpíada ou se rotulavam como “ruins” em matemática.O presente relato tem por objetivo compartilhar a experiência vivida no CAp-UERJ com os alunos que realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática da" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11525_TB2217_14112023200018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA DE JESUS CARDOSO" "autor_nome_curto" => "EDUARDA" "autor_email" => "eduardadjc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente relato tem por objetivo compartilhar a experiência vivida no CAp-UERJ com os alunos que realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no ano de 2022. Durante o período pandêmico (2020- 2021), a preparação dos estudantes para a primeira fase da 17ª OBMEP ocorreu praticamente de forma individual e online. Com o retorno ao presencial, desenvolvemos dois projetos de extensão cujo objetivo foi despertar o interesse e preparar os alunos da educação básica para participarem de olimpíadas de matemática. A partir de estudos sobre neurociência e mentalidades matemáticas, oferecemos, em parceria com o programa OBMEP na Escola (ONE) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma oficina voltada para a segunda fase da 18ª OBMEP para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nesta oficina os problemas olímpicos foram trabalhados utilizando-se a metodologia de resolução de problemas e incentivando que os participantes compartilhassem com o grupo as diferentes formas que foram aplicadas para solucionar um mesmo problema. A preparação foi ofertada com objetivo de difundir, entre os estudantes, a olimpíada dentro da escola, buscando quebrar o tabu acerca da matemática e incentivar que todos que quiserem podem se aprofundar nos estudos da disciplina. Observamos grande envolvimento e entusiasmo dos estudantes durante as atividades matemáticas realizadas em sala, mesmo de estudantes que não participaram da olimpíada ou se rotulavam como “ruins” em matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.