Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CONTEXTO BILÍNGUE: UMA PERSPECTIVA LOCAL SOBRE QUESTÕES GLOBAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96263 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2117 "inscrito_id" => 12930 "titulo" => "A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CONTEXTO BILÍNGUE: UMA PERSPECTIVA LOCAL SOBRE QUESTÕES GLOBAIS" "resumo" => "A partir de uma série de observações situadas na realidade das aulas de Língua Inglesa de uma sala de aula que acolhe estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamental, surge o Projeto A Local Perspective of Global Issues (em Português: Uma Perspectiva Local sobre Questões Globais). De modo empírico, percebem-se possíveis intersecções entre diversas áreas do conhecimento, habilidades e competências que poderiam perpassar com maior êxito os processos educativos dos estudantes enquanto princípios formativos de cidadania, para além da pura aquisição de saberes se estes não fossem compartimentalizados e delegados apenas às disciplinas isoladas do currículo. Surge assim, a possibilidade de utilizar a pesquisa como princípio educativo-formativo na sala de aula. O objetivo é instigar os estudantes na busca por soluções para questões globais a fim de aplicá-las na própria comunidade local. Para isso, eles necessitam mover os saberes já internalizados, mas também precisam desenvolver as habilidades de pesquisa-ação, fazendo uso dos mais diversos meios de investigação e utilizando o Inglês como Língua Franca e que lhes permite o acesso a informações em nível internacional. A metodologia que abrange o desenvolvimento deste projeto é o CLIL - Content and Language Integrated Learning (em Português: Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) que traz em sua abordagem a pesquisa e o Inglês como “meio de” e não como “fim”. O projeto que origina este trabalho fundamenta-se nas premissas orientadas na BNCC para Língua Inglesa, no Documento da UNESCO (ODS e EDS), bem como nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (Teoria, Prática e Pesquisa). Como resultado parcial, observa-se uma movimentação dos estudantes em envolver-se de modo mais motivado e autônomo nas pesquisas realizadas por eles, bem como na busca pela compreensão linguística e comunicativa que lhes dê acesso aos seus objetos de investigação.A partir de uma série de observações situadas na realidade das aulas de Língua Inglesa de uma sala de aula que acolhe estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamen" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12930_TB2117_18112023104556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA BENEDETTI" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cbenedetti1@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96263 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2117 "inscrito_id" => 12930 "titulo" => "A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CONTEXTO BILÍNGUE: UMA PERSPECTIVA LOCAL SOBRE QUESTÕES GLOBAIS" "resumo" => "A partir de uma série de observações situadas na realidade das aulas de Língua Inglesa de uma sala de aula que acolhe estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamental, surge o Projeto A Local Perspective of Global Issues (em Português: Uma Perspectiva Local sobre Questões Globais). De modo empírico, percebem-se possíveis intersecções entre diversas áreas do conhecimento, habilidades e competências que poderiam perpassar com maior êxito os processos educativos dos estudantes enquanto princípios formativos de cidadania, para além da pura aquisição de saberes se estes não fossem compartimentalizados e delegados apenas às disciplinas isoladas do currículo. Surge assim, a possibilidade de utilizar a pesquisa como princípio educativo-formativo na sala de aula. O objetivo é instigar os estudantes na busca por soluções para questões globais a fim de aplicá-las na própria comunidade local. Para isso, eles necessitam mover os saberes já internalizados, mas também precisam desenvolver as habilidades de pesquisa-ação, fazendo uso dos mais diversos meios de investigação e utilizando o Inglês como Língua Franca e que lhes permite o acesso a informações em nível internacional. A metodologia que abrange o desenvolvimento deste projeto é o CLIL - Content and Language Integrated Learning (em Português: Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) que traz em sua abordagem a pesquisa e o Inglês como “meio de” e não como “fim”. O projeto que origina este trabalho fundamenta-se nas premissas orientadas na BNCC para Língua Inglesa, no Documento da UNESCO (ODS e EDS), bem como nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (Teoria, Prática e Pesquisa). Como resultado parcial, observa-se uma movimentação dos estudantes em envolver-se de modo mais motivado e autônomo nas pesquisas realizadas por eles, bem como na busca pela compreensão linguística e comunicativa que lhes dê acesso aos seus objetos de investigação.A partir de uma série de observações situadas na realidade das aulas de Língua Inglesa de uma sala de aula que acolhe estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamen" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12930_TB2117_18112023104556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA BENEDETTI" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cbenedetti1@ucs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A partir de uma série de observações situadas na realidade das aulas de Língua Inglesa de uma sala de aula que acolhe estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamental, surge o Projeto A Local Perspective of Global Issues (em Português: Uma Perspectiva Local sobre Questões Globais). De modo empírico, percebem-se possíveis intersecções entre diversas áreas do conhecimento, habilidades e competências que poderiam perpassar com maior êxito os processos educativos dos estudantes enquanto princípios formativos de cidadania, para além da pura aquisição de saberes se estes não fossem compartimentalizados e delegados apenas às disciplinas isoladas do currículo. Surge assim, a possibilidade de utilizar a pesquisa como princípio educativo-formativo na sala de aula. O objetivo é instigar os estudantes na busca por soluções para questões globais a fim de aplicá-las na própria comunidade local. Para isso, eles necessitam mover os saberes já internalizados, mas também precisam desenvolver as habilidades de pesquisa-ação, fazendo uso dos mais diversos meios de investigação e utilizando o Inglês como Língua Franca e que lhes permite o acesso a informações em nível internacional. A metodologia que abrange o desenvolvimento deste projeto é o CLIL - Content and Language Integrated Learning (em Português: Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) que traz em sua abordagem a pesquisa e o Inglês como “meio de” e não como “fim”. O projeto que origina este trabalho fundamenta-se nas premissas orientadas na BNCC para Língua Inglesa, no Documento da UNESCO (ODS e EDS), bem como nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (Teoria, Prática e Pesquisa). Como resultado parcial, observa-se uma movimentação dos estudantes em envolver-se de modo mais motivado e autônomo nas pesquisas realizadas por eles, bem como na busca pela compreensão linguística e comunicativa que lhes dê acesso aos seus objetos de investigação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.