PEREIRA, Yara Noronha et al.. Multisseriado no contexto pandêmico. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/97774>. Acesso em: 23/11/2024 00:13
Os problemas na área da educação sempre existiram e foram agravados pela pandemia da covid-19, onde o Ensino Remoto foi uma alternativa emergencial que os profissionais da educação encontraram condições de manter o ensino e contato com seus alunos mesmo que de forma virtual. O objetivo do trabalho é dialogar sobre os desafios do multisseriado no ensino remoto nos anos de 2020 e 2021. O presente trabalho é de natureza qualitativa e surge de inquietações da primeira autora na prática pedagógica como professora de duas classes multisseriadas do Ensino Fundamental II em uma escola na zona rural do município de Parambu-CE, este é um município brasileiro do estado do Ceará e fica distante cerca de 406 Km da capital Fortaleza, um município de clima Tropical Quente Semiárido que faz parte da microrregião Sertão dos Inhamuns. Consideramos que realizar a prática docente é um desafio constante, que envolve tanto o fazer docente, as políticas direcionadas ao ensino, e os contextos advindos dos acontecimentos na sociedade, e que estes não são de fácil solução, no entanto, não são impossíveis de buscar maneiras que possam ser realizadas. Os resultados indicam que no aspecto pandêmico as metodologias que auxiliaram a mediação do conhecimento, por meio das ferramentas tecnológicas agregaram positivamente, mesmo sendo um cenário tão preocupante como o multisseriado, um dos fatores que contribuiu foi a qualificação que o docente precisava ter, para desenvolver um trabalho condizente com o esperado para a aprendizagem dos alunos.