O CURRÍCULO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEARENSE: UMA ABORDAGEM CONTRA-HEGEMÔNICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96250 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2101 "inscrito_id" => 11728 "titulo" => "O CURRÍCULO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEARENSE: UMA ABORDAGEM CONTRA-HEGEMÔNICA" "resumo" => "As transformações que afetam a sociedade e o mundo do trabalho, estão intimamente relacionadas ao processo de construção e aquisição do conhecimento, que perpassam pelo campo da elaboração de propostas curriculares capazes de atender aos interesses e as necessidades que envolvem um momento histórico e os sujeitos sociais. Diante desta observação, apresenta-nos o desafio de realizar uma breve pesquisa bibliográfica na perspectiva de ampliar o entendimento acerca das diferentes teorias curriculares, identificando elementos teóricos para subsidiar a análise das propostas curriculares que envolvem a política educacional das escolas de ensino médio que oferecem a formação geral básica de forma integrada à formação profissional. As leituras permitem-nos apontar, mesmo que de forma preliminar, algumas contradições que envolvem os processos de (re) formulação de tais propostas curriculares. O objetivo da nossa pesquisa consiste em analisar as relações de poder que permeiam tais propostas e propor ações contra-hegemônicas que sejam capazes de permitir o desenvolvimento de uma proposta política pedagógica fundamentada num currículo que possa proporcionar ao indivíduo uma melhor compreensão de seu papel social, atuando com autonomia ao estabelecer relações com a sociedade e os valores que a constituem. Esta pesquisa, se pauta nas contribuições de Sacristán (2000), Saviani (2003), Moreira (2013), Saviani (2005), Dayrell; Carrano e Maia (2014) que, apesar de apresentarem diferentes teorias curriculares, encontram convergência em alguns pontos, principalmente, na abordagem de interesses políticos, econômicos e ideológicos que são preponderantes na formulação das propostas curriculares. Na perspectiva da análise proposta, identificamos que há intencionalidades de setores econômicos e produtivos na formulação curricular das escolas de educação profissional, que contribuem para a formação de um sujeito, com um conhecimento útil, capaz de transformá-lo em mercadoria e colocá-lo à disposição das relações de dominação econômica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11728_TB2101_04052023172310.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEZANGELA AGUIAR MOREIRA" "autor_nome_curto" => "DEZANGELA" "autor_email" => "dezangelaaguiarmoreira@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96250 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2101 "inscrito_id" => 11728 "titulo" => "O CURRÍCULO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEARENSE: UMA ABORDAGEM CONTRA-HEGEMÔNICA" "resumo" => "As transformações que afetam a sociedade e o mundo do trabalho, estão intimamente relacionadas ao processo de construção e aquisição do conhecimento, que perpassam pelo campo da elaboração de propostas curriculares capazes de atender aos interesses e as necessidades que envolvem um momento histórico e os sujeitos sociais. Diante desta observação, apresenta-nos o desafio de realizar uma breve pesquisa bibliográfica na perspectiva de ampliar o entendimento acerca das diferentes teorias curriculares, identificando elementos teóricos para subsidiar a análise das propostas curriculares que envolvem a política educacional das escolas de ensino médio que oferecem a formação geral básica de forma integrada à formação profissional. As leituras permitem-nos apontar, mesmo que de forma preliminar, algumas contradições que envolvem os processos de (re) formulação de tais propostas curriculares. O objetivo da nossa pesquisa consiste em analisar as relações de poder que permeiam tais propostas e propor ações contra-hegemônicas que sejam capazes de permitir o desenvolvimento de uma proposta política pedagógica fundamentada num currículo que possa proporcionar ao indivíduo uma melhor compreensão de seu papel social, atuando com autonomia ao estabelecer relações com a sociedade e os valores que a constituem. Esta pesquisa, se pauta nas contribuições de Sacristán (2000), Saviani (2003), Moreira (2013), Saviani (2005), Dayrell; Carrano e Maia (2014) que, apesar de apresentarem diferentes teorias curriculares, encontram convergência em alguns pontos, principalmente, na abordagem de interesses políticos, econômicos e ideológicos que são preponderantes na formulação das propostas curriculares. Na perspectiva da análise proposta, identificamos que há intencionalidades de setores econômicos e produtivos na formulação curricular das escolas de educação profissional, que contribuem para a formação de um sujeito, com um conhecimento útil, capaz de transformá-lo em mercadoria e colocá-lo à disposição das relações de dominação econômica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11728_TB2101_04052023172310.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEZANGELA AGUIAR MOREIRA" "autor_nome_curto" => "DEZANGELA" "autor_email" => "dezangelaaguiarmoreira@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }