Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTILO DO GÊNERO E ORIENTAÇÕES SOBRE SEU ENSINO EM MANUAIS DO PROFESSOR DE LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99027
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5773
    "inscrito_id" => 14613
    "titulo" => "ESTILO DO GÊNERO E ORIENTAÇÕES SOBRE SEU ENSINO EM MANUAIS DO PROFESSOR DE LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo pretendeu identificar e analisar orientações para o ensino do estilo do gênero discursivo em livros didáticos de português dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental, que consistiu na análise das orientações teóricas e metodológicas constantes no Manual do Professor de duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa do 4º e 5º anos do ensino fundamental, aprovadas no PNLD 2016, com vistas a identificar aquelas relativas ao ensino do estilo dos gêneros discursivos, bem como em que tais orientações consistem. A análise de conteúdo foi utilizada como abordagem para analisar e interpretar os dados. Apoiamo-nos nas discussões sobre o conceito de estilo no pensamento bakhtiniano, em que é considerado um dos elementos constitutivos do gênero discursivo, estando seu conceito relacionado, indissoluvelmente, a outros elementos e conceitos, de forma que seu estudo (ensino-aprendizagem) só se pode realizar numa perspectiva sociodialógica. Apoiamo-nos também nas discussões sobre o ensino do estilo a partir de outros estudiosos do tema, a exemplo de Melo (2005) e Fiad (2006), que apontam aspectos estilísticos passíveis de reflexão. Os resultados indicaram que as duas coleções didáticas analisadas trazem orientações a respeito do trabalho com os gêneros discursivos no manual do professor. Nessas orientações, observam-se indicações do trabalho com o estilo, embora a grande maioria se apresente de forma indireta/implícita, visto que houve apenas quatro referências diretas a estilo em uma das coleções e duas, na outra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14613_TB5773_20062023144519.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS DE FRANÇA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS FRANÇA"
    "autor_email" => "francajc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99027
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5773
    "inscrito_id" => 14613
    "titulo" => "ESTILO DO GÊNERO E ORIENTAÇÕES SOBRE SEU ENSINO EM MANUAIS DO PROFESSOR DE LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo pretendeu identificar e analisar orientações para o ensino do estilo do gênero discursivo em livros didáticos de português dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental, que consistiu na análise das orientações teóricas e metodológicas constantes no Manual do Professor de duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa do 4º e 5º anos do ensino fundamental, aprovadas no PNLD 2016, com vistas a identificar aquelas relativas ao ensino do estilo dos gêneros discursivos, bem como em que tais orientações consistem. A análise de conteúdo foi utilizada como abordagem para analisar e interpretar os dados. Apoiamo-nos nas discussões sobre o conceito de estilo no pensamento bakhtiniano, em que é considerado um dos elementos constitutivos do gênero discursivo, estando seu conceito relacionado, indissoluvelmente, a outros elementos e conceitos, de forma que seu estudo (ensino-aprendizagem) só se pode realizar numa perspectiva sociodialógica. Apoiamo-nos também nas discussões sobre o ensino do estilo a partir de outros estudiosos do tema, a exemplo de Melo (2005) e Fiad (2006), que apontam aspectos estilísticos passíveis de reflexão. Os resultados indicaram que as duas coleções didáticas analisadas trazem orientações a respeito do trabalho com os gêneros discursivos no manual do professor. Nessas orientações, observam-se indicações do trabalho com o estilo, embora a grande maioria se apresente de forma indireta/implícita, visto que houve apenas quatro referências diretas a estilo em uma das coleções e duas, na outra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14613_TB5773_20062023144519.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS DE FRANÇA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS FRANÇA"
    "autor_email" => "francajc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo pretendeu identificar e analisar orientações para o ensino do estilo do gênero discursivo em livros didáticos de português dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental, que consistiu na análise das orientações teóricas e metodológicas constantes no Manual do Professor de duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa do 4º e 5º anos do ensino fundamental, aprovadas no PNLD 2016, com vistas a identificar aquelas relativas ao ensino do estilo dos gêneros discursivos, bem como em que tais orientações consistem. A análise de conteúdo foi utilizada como abordagem para analisar e interpretar os dados. Apoiamo-nos nas discussões sobre o conceito de estilo no pensamento bakhtiniano, em que é considerado um dos elementos constitutivos do gênero discursivo, estando seu conceito relacionado, indissoluvelmente, a outros elementos e conceitos, de forma que seu estudo (ensino-aprendizagem) só se pode realizar numa perspectiva sociodialógica. Apoiamo-nos também nas discussões sobre o ensino do estilo a partir de outros estudiosos do tema, a exemplo de Melo (2005) e Fiad (2006), que apontam aspectos estilísticos passíveis de reflexão. Os resultados indicaram que as duas coleções didáticas analisadas trazem orientações a respeito do trabalho com os gêneros discursivos no manual do professor. Nessas orientações, observam-se indicações do trabalho com o estilo, embora a grande maioria se apresente de forma indireta/implícita, visto que houve apenas quatro referências diretas a estilo em uma das coleções e duas, na outra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.