PRÁTICAS EM REALIDADE AUMENTADA NO CONTEXTO EDUCATIVO
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Diante disso, este estudo buscou identificar e analisar o uso das tecnologias de Realidade Aumentada (RA) no contexto de práticas educativas e em quais níveis se aplicam. Para tanto, utilizou-se como fonte de pesquisa o Catálogo de Teses e Dissertações da plataforma Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre janeiro de 2017 e dezembro de 2022. Analisaram-se integralmente 16 trabalhos, entre dissertações e teses. Observou-se que 95% das práticas realizadas em sala de aula pelos docentes são desenvolvidas de modo colaborativo, envolvendo o aluno desde a construção do próprio material até o produto final, ficando o docente responsável pela orientação na execução. Outro detalhe importante refere-se ao uso de outros programas/softwares envolvidos no desenvolvimento da atividade, como o KolourPaint, o Photoshop, o Inkscape, o EasyAR e o SketchUP, tornando ainda mais significativa a experiência e o processo de aprender. 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