Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO SOBRE SUB-REPRESENTATIVIDADE: ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO E ENSINO INTRODUTÓRIO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA E POR MULHERES NO IFRN CAMPUS PARELHAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em virtude dos avanços tecnológicos, a área de programação vem ganhando cada vez mais espaço e prestígio no mercado de trabalho. Entretanto, essa conquista traz consigo a retomada de antigas discussões, posto que a ocupação de cargos nesse ramo é majoritariamente masculina, evento que motivou a investigação desse fenômeno no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Parelhas (IFRN-PAAS). Nesse sentido, este ensaio, buscou analisar se a sub-representatividade feminina na área tecnológica refletia-se no curso Técnico Integrado de Informática ofertado pela instituição. Mediante depoimentos e estatísticas de alunos matriculados e egressos constatou-se um cenário atípico em relação ao esperado, uma vez que há uma equidade entre os gêneros interessados pelo curso, além de um menor índice de evasão por parte das meninas. Por outro lado, os depoimentos supracitados apontaram que a falta de referências femininas na área, sobretudo no corpo docente, e a má percepção quanto às próprias habilidades, não só enfatizam estereótipos acerca da capacidade cognitiva das mulheres, como também desmotivam a continuidade na carreira como programadoras. Diante disso, objetivando despertar o sentimento de pertencimento na mentalidade das jovens, houve a distribuição de materiais audiovisuais nas redes sociais, cujo conteúdo tratava dos feitos dos grandes nomes femininos da tecnologia. Ademais, foi criado o PythGirls, um curso de programação em Python feito para e por mulheres, ministrado por alunas do IFRN e direcionado às garotas concluintes do Ensino Fundamental, potenciais ingressantes no Curso Técnico. Dessa forma, ao possibilitar um ambiente acolhedor e representativo, a iniciativa em questão favoreceu o empoderamento feminino na programação, na medida em que a presença de tutoras na elaboração do curso, corroborou com a inclusão e desenvolvimento de confiança no processo de aprendizagem das participantes.

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