Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA VIAGEM AO MUNDO DA MULTIDISCIPLINARIDADE: O ENSINO DE FÍSICA EM UM CENÁRIO MODIFICADO PELA PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99076
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5837
    "inscrito_id" => 16412
    "titulo" => "UMA VIAGEM AO MUNDO DA MULTIDISCIPLINARIDADE: O ENSINO DE FÍSICA EM UM CENÁRIO MODIFICADO PELA PANDEMIA"
    "resumo" => "A pandemia mudou completamente a realidade do cenário de aprendizagem dos estudantes. O professor é mediador entre o antigo e o novo ensino, entre a sala de aula e um ambiente não-escolar, depois de um bom tempo isolados de tudo e de todos, porém, necessitando continuar seus estudos por uma tela de celular, computador ou televisão, e agora, voltando novamente ao convívio social. Este jovem ativo, dinâmico, que precisa socializar para desenvolver habilidades sócio emocionais, chegando na escola um tanto quanto desmotivado, precisam reestabelecer as emoções, o entusiasmo e capacidade de acreditar que são capazes de superar esse trauma e voltarem a buscar os seus propósitos, retomar os seus Projetos de Vida. A Multidisciplinaridade é uma abordagem na educação que visa integrar diversas disciplinas em um único tópico. No ensino de física, isso significa incorporar conhecimentos de outras áreas como matemática, química e biologia para tornar o ensino mais eficaz e interdisciplinar. “As disciplinas devem ser didaticamente solidárias, buscando entre si, interações que proporcionem uma compreensão mais ampla da realidade”. (RCB. Ensino Médio, 26). A Multidisciplinaridade no ensino de física permite que os alunos entendam como os conceitos físicos se relacionam com outras disciplinas e como podem ser aplicados no mundo real. Além disso, essa abordagem ajuda a transmitir conceitos de física de forma mais atraente, visto que envolve ilustrações práticas, experimentos e aplicações práticas. Também é importante ressaltar que a Multidisciplinaridade no ensino de física pode ajudar a preparar os alunos para o mercado de trabalho, visto que muitas profissões exigem a combinação de várias disciplinas, inclusive a física. Portanto, essa abordagem pode ajudar a desenvolver habilidades que serão úteis para uma variedade de campos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16412_TB5837_21062023090210.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ AILTON FERREIRA FIDELIS"
    "autor_nome_curto" => "AILTON FERREIRA"
    "autor_email" => "jffidelis123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99076
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5837
    "inscrito_id" => 16412
    "titulo" => "UMA VIAGEM AO MUNDO DA MULTIDISCIPLINARIDADE: O ENSINO DE FÍSICA EM UM CENÁRIO MODIFICADO PELA PANDEMIA"
    "resumo" => "A pandemia mudou completamente a realidade do cenário de aprendizagem dos estudantes. O professor é mediador entre o antigo e o novo ensino, entre a sala de aula e um ambiente não-escolar, depois de um bom tempo isolados de tudo e de todos, porém, necessitando continuar seus estudos por uma tela de celular, computador ou televisão, e agora, voltando novamente ao convívio social. Este jovem ativo, dinâmico, que precisa socializar para desenvolver habilidades sócio emocionais, chegando na escola um tanto quanto desmotivado, precisam reestabelecer as emoções, o entusiasmo e capacidade de acreditar que são capazes de superar esse trauma e voltarem a buscar os seus propósitos, retomar os seus Projetos de Vida. A Multidisciplinaridade é uma abordagem na educação que visa integrar diversas disciplinas em um único tópico. No ensino de física, isso significa incorporar conhecimentos de outras áreas como matemática, química e biologia para tornar o ensino mais eficaz e interdisciplinar. “As disciplinas devem ser didaticamente solidárias, buscando entre si, interações que proporcionem uma compreensão mais ampla da realidade”. (RCB. Ensino Médio, 26). A Multidisciplinaridade no ensino de física permite que os alunos entendam como os conceitos físicos se relacionam com outras disciplinas e como podem ser aplicados no mundo real. Além disso, essa abordagem ajuda a transmitir conceitos de física de forma mais atraente, visto que envolve ilustrações práticas, experimentos e aplicações práticas. Também é importante ressaltar que a Multidisciplinaridade no ensino de física pode ajudar a preparar os alunos para o mercado de trabalho, visto que muitas profissões exigem a combinação de várias disciplinas, inclusive a física. Portanto, essa abordagem pode ajudar a desenvolver habilidades que serão úteis para uma variedade de campos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16412_TB5837_21062023090210.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ AILTON FERREIRA FIDELIS"
    "autor_nome_curto" => "AILTON FERREIRA"
    "autor_email" => "jffidelis123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pandemia mudou completamente a realidade do cenário de aprendizagem dos estudantes. O professor é mediador entre o antigo e o novo ensino, entre a sala de aula e um ambiente não-escolar, depois de um bom tempo isolados de tudo e de todos, porém, necessitando continuar seus estudos por uma tela de celular, computador ou televisão, e agora, voltando novamente ao convívio social. Este jovem ativo, dinâmico, que precisa socializar para desenvolver habilidades sócio emocionais, chegando na escola um tanto quanto desmotivado, precisam reestabelecer as emoções, o entusiasmo e capacidade de acreditar que são capazes de superar esse trauma e voltarem a buscar os seus propósitos, retomar os seus Projetos de Vida. A Multidisciplinaridade é uma abordagem na educação que visa integrar diversas disciplinas em um único tópico. No ensino de física, isso significa incorporar conhecimentos de outras áreas como matemática, química e biologia para tornar o ensino mais eficaz e interdisciplinar. “As disciplinas devem ser didaticamente solidárias, buscando entre si, interações que proporcionem uma compreensão mais ampla da realidade”. (RCB. Ensino Médio, 26). A Multidisciplinaridade no ensino de física permite que os alunos entendam como os conceitos físicos se relacionam com outras disciplinas e como podem ser aplicados no mundo real. Além disso, essa abordagem ajuda a transmitir conceitos de física de forma mais atraente, visto que envolve ilustrações práticas, experimentos e aplicações práticas. Também é importante ressaltar que a Multidisciplinaridade no ensino de física pode ajudar a preparar os alunos para o mercado de trabalho, visto que muitas profissões exigem a combinação de várias disciplinas, inclusive a física. Portanto, essa abordagem pode ajudar a desenvolver habilidades que serão úteis para uma variedade de campos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.