A presente pesquisa aborda uma temática presente nas vivências das escolas, famílias e professores, o ato de educar, a quem se atribuí essa função? indagação comum no processo de ensino-aprendizagem na sociedade atual nas relações famílias e escola. Esta pesquisa objetiva refletir qual é a função do professor na escola, e compreender qual o papel da família na educação dos filhos na relação com a escola. Este estudo trata-se de uma abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico (MARCONI E LAKATOS, 2017). O aporte teórico parte das reflexões dos autores: Cunha (1989); Freire (1987); Brzezinski (2002); Hall (2007); Moreira (2012); Silva (2015); Saraiva e Vargas (2017). Educar seria proporcionar a pessoa sentimentos e hábitos que permite que ela se adapte no meio social, desta forma a educação continuará sendo sempre necessária para o futuro como ela foi no passado, portanto a educação está sendo ainda mais necessária atualmente no presente. No entanto o professor é educador? Resultando, o professor poderia ser um educador se ele não sabe em que meio social o seu aluno irá conviver? a resposta para a pergunta é não, pois este papel primário de educar o aluno é da família. O fato do professor não poder ser um educador é porque este aluno terá dos mais diversos professores na trajetória escolar.