Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: UM ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96075
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1869
    "inscrito_id" => 5118
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: UM ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública municipal de Teresina-PI. Por meio desta pesquisa apresentamos o avanço da tecnologia nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. O problema orientador desta pesquisa foi, como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI? Assim, objetiva analisar como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI. Para fundamentar o estudo e compreendermos melhor como as novas tecnologias são utilizadas no âmbito educativo escolar, recorremos a Kenski (1998), Arnaud (2005), Motta (2017), entre outros. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Murilo Braga, tendo como sujeitos da pesquisa 4 (quatro) professoras do 5º ano do Ensino Fundamental. Constitui-se em uma proposta de pesquisa cuja abordagem é qualitativa, descritiva, sendo que na coleta de dados utilizamos o questionário, com perguntas abertas e fechadas, como instrumento. Como resultado da investigação, verificamos que a escola dispõe de recursos tecnológicos diversos (datashow, computadores e laboratório de informática), mas não são utilizados de forma a qualificar o processo educativo, pois ainda falta qualificação dos professores para uso das tecnologias. Concluímos que os sujeitos pesquisados necessitam de uma formação continuada que os qualifique no uso das tecnologias a fim de desenvolver um melhor trabalho docente com o uso das novas tecnologias em sua prática pedagógica. Palavras-chave: Novas Tecnologias, Inclusão Digital, Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5118_TB1869_20072023143754.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE MAYANA DA SILVA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINE MAYANA"
    "autor_email" => "karolinemayana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96075
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1869
    "inscrito_id" => 5118
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: UM ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública municipal de Teresina-PI. Por meio desta pesquisa apresentamos o avanço da tecnologia nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. O problema orientador desta pesquisa foi, como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI? Assim, objetiva analisar como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI. Para fundamentar o estudo e compreendermos melhor como as novas tecnologias são utilizadas no âmbito educativo escolar, recorremos a Kenski (1998), Arnaud (2005), Motta (2017), entre outros. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Murilo Braga, tendo como sujeitos da pesquisa 4 (quatro) professoras do 5º ano do Ensino Fundamental. Constitui-se em uma proposta de pesquisa cuja abordagem é qualitativa, descritiva, sendo que na coleta de dados utilizamos o questionário, com perguntas abertas e fechadas, como instrumento. Como resultado da investigação, verificamos que a escola dispõe de recursos tecnológicos diversos (datashow, computadores e laboratório de informática), mas não são utilizados de forma a qualificar o processo educativo, pois ainda falta qualificação dos professores para uso das tecnologias. Concluímos que os sujeitos pesquisados necessitam de uma formação continuada que os qualifique no uso das tecnologias a fim de desenvolver um melhor trabalho docente com o uso das novas tecnologias em sua prática pedagógica. Palavras-chave: Novas Tecnologias, Inclusão Digital, Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5118_TB1869_20072023143754.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE MAYANA DA SILVA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINE MAYANA"
    "autor_email" => "karolinemayana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública municipal de Teresina-PI. Por meio desta pesquisa apresentamos o avanço da tecnologia nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. O problema orientador desta pesquisa foi, como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI? Assim, objetiva analisar como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI. Para fundamentar o estudo e compreendermos melhor como as novas tecnologias são utilizadas no âmbito educativo escolar, recorremos a Kenski (1998), Arnaud (2005), Motta (2017), entre outros. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Murilo Braga, tendo como sujeitos da pesquisa 4 (quatro) professoras do 5º ano do Ensino Fundamental. Constitui-se em uma proposta de pesquisa cuja abordagem é qualitativa, descritiva, sendo que na coleta de dados utilizamos o questionário, com perguntas abertas e fechadas, como instrumento. Como resultado da investigação, verificamos que a escola dispõe de recursos tecnológicos diversos (datashow, computadores e laboratório de informática), mas não são utilizados de forma a qualificar o processo educativo, pois ainda falta qualificação dos professores para uso das tecnologias. Concluímos que os sujeitos pesquisados necessitam de uma formação continuada que os qualifique no uso das tecnologias a fim de desenvolver um melhor trabalho docente com o uso das novas tecnologias em sua prática pedagógica. Palavras-chave: Novas Tecnologias, Inclusão Digital, Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.