O presente artigo tem o intuito de analisar as condições de acesso ao ensino básico averiguando a aplicabilidade das políticas públicas de transporte escolar na educação básica de Novo Oriente. Ao examinar a realidade atual do município, foi possível perceber as diversas mudanças que se deram após a implementação das leis estaduais, que são responsáveis pelo regulamento das políticas públicas de transportes no município de Novo Oriente-Ce. A pesquisa tem como objetivo principal responder a pergunta quanto as contribuições das políticas públicas de transporte escolar em Novo Oriente propiciou ou não acesso e inclusão dos estudantes nas escolas, bem como, a permanência para aqueles em condições sociais de vulnerabilidade e instabilidade ao ensino básico escolar, e dessa forma favorecendo com a diminuição da infrequência escolar. A metodologia constituiu-se, inicialmente em um levantamento bibliográfico (AMARAL, 2015), (BANDEIRA, 2016) sobre o tema abordado, uma pesquisa qualitativa onde foi realizado um levantamento de dados e informações com o coordenador do transporte escolar de Novo Oriente e uma entrevista não estruturada para a coleta de dados, com a sub coordenadora do transporte escolar Antonia Coelho, que possui uma grande experiência na área da educação e administração do transporte escolar, em seus relatos a própria abordou a importância das políticas públicas na educação, que visam o acesso e permanência dos alunos na escola e destacou principalmente os programas voltados para o transporte escolar como a exemplo o programa Caminho da Escola. Desse modo, a partir das observações realizadas foi possível perceber que o transporte escolar se encontra presente em todo o município atendendo aos alunos e trazendo uma mudança significativa para a inclusão e permanência do estudante de ensino público.