Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE ENGENHARIA DIDÁTICA E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: ELABORAÇÃO DE JOGO DE BIOLOGIA CELULAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98983
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5714
    "inscrito_id" => 19561
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE ENGENHARIA DIDÁTICA E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: ELABORAÇÃO DE JOGO DE BIOLOGIA CELULAR"
    "resumo" => "Mediante o contexto de rápidos avanços tecnológicos e de grande aporte informacional vivido pelos jovens atualmente, a escola precisa acompanhar as mudanças sociais para direcionar corretamente o uso das informações pelos discentes. Nesse sentido, cabe ao docente a busca por metodologias que chamem a atenção do estudante e que possam fazer relação dos objetos de conhecimento e a realidade destes. Assim sendo, este artigo traz reflexões acerca dos conceitos da Transposição Didática e da Engenharia Didática, tomando essas práticas metodológicas como meios de ajudar o docente em seu fazer pedagógico, possibilitando a translocação do conhecimento científico apreendido na academia para a sala de aula na forma de práticas pedagógicas. Para tanto, os autores deste artigo buscaram, para enriquecer a discussão dos temas propostos, pesquisadores como Chevallard e Dominguini que pesquisaram sobre a Transposição Didática e suas aplicações e Pommer e Almouloud, autores de trabalhos sobre a Engenharia Didática. Como produto educacional, foi proposto um jogo de tabuleiro em formato de trilha e com cards ilustrando diversos tipos celulares e perguntas sobre as células que compõe o corpo humano, sua função, localização e demais aspectos relacionados à morfofisiologia das células. Foi utilizada a abordagem qualitativa, confrontando as etapas de desenvolvimento do jogo didático com autores que utilizaram o lúdico como metodologia, como Conceição e Ferreira. Os resultados mostram que a apropriação e aplicação dos conceitos da Transposição Didática e Engenharia Didática, pode ajudar docentes na elaboração de metodologias que auxiliem os estudantes na aquisição de conceitos e elaboração do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19561_TB5714_20062023135107.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLYSON RICHARD JARDIM ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "WILLYSON"
    "autor_email" => "willysonjardim@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98983
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5714
    "inscrito_id" => 19561
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE ENGENHARIA DIDÁTICA E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: ELABORAÇÃO DE JOGO DE BIOLOGIA CELULAR"
    "resumo" => "Mediante o contexto de rápidos avanços tecnológicos e de grande aporte informacional vivido pelos jovens atualmente, a escola precisa acompanhar as mudanças sociais para direcionar corretamente o uso das informações pelos discentes. Nesse sentido, cabe ao docente a busca por metodologias que chamem a atenção do estudante e que possam fazer relação dos objetos de conhecimento e a realidade destes. Assim sendo, este artigo traz reflexões acerca dos conceitos da Transposição Didática e da Engenharia Didática, tomando essas práticas metodológicas como meios de ajudar o docente em seu fazer pedagógico, possibilitando a translocação do conhecimento científico apreendido na academia para a sala de aula na forma de práticas pedagógicas. Para tanto, os autores deste artigo buscaram, para enriquecer a discussão dos temas propostos, pesquisadores como Chevallard e Dominguini que pesquisaram sobre a Transposição Didática e suas aplicações e Pommer e Almouloud, autores de trabalhos sobre a Engenharia Didática. Como produto educacional, foi proposto um jogo de tabuleiro em formato de trilha e com cards ilustrando diversos tipos celulares e perguntas sobre as células que compõe o corpo humano, sua função, localização e demais aspectos relacionados à morfofisiologia das células. Foi utilizada a abordagem qualitativa, confrontando as etapas de desenvolvimento do jogo didático com autores que utilizaram o lúdico como metodologia, como Conceição e Ferreira. Os resultados mostram que a apropriação e aplicação dos conceitos da Transposição Didática e Engenharia Didática, pode ajudar docentes na elaboração de metodologias que auxiliem os estudantes na aquisição de conceitos e elaboração do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19561_TB5714_20062023135107.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLYSON RICHARD JARDIM ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "WILLYSON"
    "autor_email" => "willysonjardim@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Mediante o contexto de rápidos avanços tecnológicos e de grande aporte informacional vivido pelos jovens atualmente, a escola precisa acompanhar as mudanças sociais para direcionar corretamente o uso das informações pelos discentes. Nesse sentido, cabe ao docente a busca por metodologias que chamem a atenção do estudante e que possam fazer relação dos objetos de conhecimento e a realidade destes. Assim sendo, este artigo traz reflexões acerca dos conceitos da Transposição Didática e da Engenharia Didática, tomando essas práticas metodológicas como meios de ajudar o docente em seu fazer pedagógico, possibilitando a translocação do conhecimento científico apreendido na academia para a sala de aula na forma de práticas pedagógicas. Para tanto, os autores deste artigo buscaram, para enriquecer a discussão dos temas propostos, pesquisadores como Chevallard e Dominguini que pesquisaram sobre a Transposição Didática e suas aplicações e Pommer e Almouloud, autores de trabalhos sobre a Engenharia Didática. Como produto educacional, foi proposto um jogo de tabuleiro em formato de trilha e com cards ilustrando diversos tipos celulares e perguntas sobre as células que compõe o corpo humano, sua função, localização e demais aspectos relacionados à morfofisiologia das células. Foi utilizada a abordagem qualitativa, confrontando as etapas de desenvolvimento do jogo didático com autores que utilizaram o lúdico como metodologia, como Conceição e Ferreira. Os resultados mostram que a apropriação e aplicação dos conceitos da Transposição Didática e Engenharia Didática, pode ajudar docentes na elaboração de metodologias que auxiliem os estudantes na aquisição de conceitos e elaboração do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.