AS ETNOMATEMÁTICAS (CULTURAS, TÉCNICAS E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS) QUE SE EVIDENCIAM NA ABORDAGEM EDUCACIONAL DESENVOLVIDA COM JOGOS EM SALA DE AULA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96049 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1838 "inscrito_id" => 4285 "titulo" => "AS ETNOMATEMÁTICAS (CULTURAS, TÉCNICAS E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS) QUE SE EVIDENCIAM NA ABORDAGEM EDUCACIONAL DESENVOLVIDA COM JOGOS EM SALA DE AULA." "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar as proposições mais significativas relativas a Etnomatemática com o intuito de compreender: como a Etnomatemática se faz presente nos trabalhos desenvolvidos com jogos matemáticos nas atividades pedagógicas? Para tanto, realiza-se uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter bibliográfico, analisando dados sob uma perspectiva de Análise de Conteúdo. Este movimento investigativo nos legou a constituição de três Núcleos de Compreensão: A Etnomatemática evidenciada em jogos e propostas pedagógicas de culturas distintas; A Etnomatemática como redirecionamento de propostas pedagógicas por meio do ensino lúdico; A Etnomatemática presente em jogos digitais. Ao constatarmos a ausência da Etnomatemática na prática docente, percebemos que estes núcleos, quando interceptados, evidenciam o fazer Etnomatemática em sala de aula não somente constituindo conhecimentos matemáticos, mas também construindo uma postura mais ampla que transcende a Matemática, resguardando o respeito ao outro, às diferentes culturas e a coabitação de etnias. Nota-se então que Etnomatemática é a busca das diferentes técnicas de ensino que usam a Matemática pertencente a diversas culturas e povos contribuindo ao longo do tempo para a construção das diversas matemáticas. Em decorrência disso, é necessário que os professores não utilizem somente da Matemática Ocidental, mas que voltem o olhar etnomatemático para a sala de aula, buscando práticas de ensino que auxiliem o aluno e o educador nesse processo novo, criativo e didático de ensinar. Nessa conjuntura, conhecer as diferentes culturas matemáticas nos submete a ter uma pequena noção para a definição do que seja a Etnomatemática, diante disso, a História da Matemática que depende da Matemática se faz essencial no estudo abordado nesta pesquisa, justamente porque é da base que começamos a construção, uma vez que enfatizamos ao leitor a necessidade de conhecer ou pesquisar as diferentes culturas matemáticas ao longo do tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4285_TB1838_02102023180421.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEIDSON FILADELFO DIMARANES" "autor_nome_curto" => "GLEIDSON" "autor_email" => "gleidsondimaranes.2019000" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96049 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1838 "inscrito_id" => 4285 "titulo" => "AS ETNOMATEMÁTICAS (CULTURAS, TÉCNICAS E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS) QUE SE EVIDENCIAM NA ABORDAGEM EDUCACIONAL DESENVOLVIDA COM JOGOS EM SALA DE AULA." "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar as proposições mais significativas relativas a Etnomatemática com o intuito de compreender: como a Etnomatemática se faz presente nos trabalhos desenvolvidos com jogos matemáticos nas atividades pedagógicas? Para tanto, realiza-se uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter bibliográfico, analisando dados sob uma perspectiva de Análise de Conteúdo. Este movimento investigativo nos legou a constituição de três Núcleos de Compreensão: A Etnomatemática evidenciada em jogos e propostas pedagógicas de culturas distintas; A Etnomatemática como redirecionamento de propostas pedagógicas por meio do ensino lúdico; A Etnomatemática presente em jogos digitais. Ao constatarmos a ausência da Etnomatemática na prática docente, percebemos que estes núcleos, quando interceptados, evidenciam o fazer Etnomatemática em sala de aula não somente constituindo conhecimentos matemáticos, mas também construindo uma postura mais ampla que transcende a Matemática, resguardando o respeito ao outro, às diferentes culturas e a coabitação de etnias. Nota-se então que Etnomatemática é a busca das diferentes técnicas de ensino que usam a Matemática pertencente a diversas culturas e povos contribuindo ao longo do tempo para a construção das diversas matemáticas. Em decorrência disso, é necessário que os professores não utilizem somente da Matemática Ocidental, mas que voltem o olhar etnomatemático para a sala de aula, buscando práticas de ensino que auxiliem o aluno e o educador nesse processo novo, criativo e didático de ensinar. Nessa conjuntura, conhecer as diferentes culturas matemáticas nos submete a ter uma pequena noção para a definição do que seja a Etnomatemática, diante disso, a História da Matemática que depende da Matemática se faz essencial no estudo abordado nesta pesquisa, justamente porque é da base que começamos a construção, uma vez que enfatizamos ao leitor a necessidade de conhecer ou pesquisar as diferentes culturas matemáticas ao longo do tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4285_TB1838_02102023180421.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEIDSON FILADELFO DIMARANES" "autor_nome_curto" => "GLEIDSON" "autor_email" => "gleidsondimaranes.2019000" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }