UM PRODUTO EDUCACIONAL DE PREPARAÇÃO AOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96035 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1819 "inscrito_id" => 13031 "titulo" => "UM PRODUTO EDUCACIONAL DE PREPARAÇÃO AOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL" "resumo" => "A participação em programas de mobilidade internacional (PMI) faculta aos estudantes crescimento acadêmico, bem como aprendizado/aprimoramento em línguas adicionais, (re)conhecimento e respeito a culturas diversas, orientação para a carreira profissional, dentre outras soft skills. A fim de viabilizar a participação em PMI, suas promotoras oferecem benefícios, como passagens aéreas, hospedagem, seguros e outros, aos estudantes selecionados. Entretanto, a publicização dos PMI, bem como os requisitos para participar de seus processos seletivos, frequentemente concorridos, são insuficientes e ainda insipientes. Acrescente-se que políticas/ações institucionais são necessárias para viabilizar a participação nos PMI. Diante disso, emerge a necessidade de orientação a professores e outros servidores para compreenderem as características dos PMI e promoverem iniciativas de estímulo e apoio institucional complementares aos esforços dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Nesse sentido, este trabalho apresenta uma análise de PMI ofertados para estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, a partir da identificação e catalogação de atributos mensuráveis, como requisitos, benefícios, duração, período de aplicação etc. O percurso metodológico da pesquisa teve natureza aplicada às características das instituições da RFEPCT. De abordagem quantitativa, buscamos identificar PMI ofertados de 2019 a 2022. Esta foi uma pesquisa documental com objetivos exploratórios para a coleta de dados em editais e chamadas de PMI, sites da RFEPCT e de embaixadas. Os dados foram tratados e interpretados via análise estatística. Como resultado, identificamos 25 PMI. Destes, 76% ocorreram na Europa e América do Norte, 42.3% foram de curta duração, i.e., oito semanas ou menos, 58.5% tiveram período de aplicação no primeiro semestre do ano, 59% exigiam nível médio completo, e 64% ofereciam bolsas parciais ou totais. Tais análises subsidiaram a elaboração de um produto educacional de suporte a estudantes e professores interessados nos PMI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13031_TB1819_04102023172146.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LUCAS FERNANDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO LUCAS" "autor_email" => "plfernandesp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96035 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1819 "inscrito_id" => 13031 "titulo" => "UM PRODUTO EDUCACIONAL DE PREPARAÇÃO AOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL" "resumo" => "A participação em programas de mobilidade internacional (PMI) faculta aos estudantes crescimento acadêmico, bem como aprendizado/aprimoramento em línguas adicionais, (re)conhecimento e respeito a culturas diversas, orientação para a carreira profissional, dentre outras soft skills. A fim de viabilizar a participação em PMI, suas promotoras oferecem benefícios, como passagens aéreas, hospedagem, seguros e outros, aos estudantes selecionados. Entretanto, a publicização dos PMI, bem como os requisitos para participar de seus processos seletivos, frequentemente concorridos, são insuficientes e ainda insipientes. Acrescente-se que políticas/ações institucionais são necessárias para viabilizar a participação nos PMI. Diante disso, emerge a necessidade de orientação a professores e outros servidores para compreenderem as características dos PMI e promoverem iniciativas de estímulo e apoio institucional complementares aos esforços dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Nesse sentido, este trabalho apresenta uma análise de PMI ofertados para estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, a partir da identificação e catalogação de atributos mensuráveis, como requisitos, benefícios, duração, período de aplicação etc. O percurso metodológico da pesquisa teve natureza aplicada às características das instituições da RFEPCT. De abordagem quantitativa, buscamos identificar PMI ofertados de 2019 a 2022. Esta foi uma pesquisa documental com objetivos exploratórios para a coleta de dados em editais e chamadas de PMI, sites da RFEPCT e de embaixadas. Os dados foram tratados e interpretados via análise estatística. Como resultado, identificamos 25 PMI. Destes, 76% ocorreram na Europa e América do Norte, 42.3% foram de curta duração, i.e., oito semanas ou menos, 58.5% tiveram período de aplicação no primeiro semestre do ano, 59% exigiam nível médio completo, e 64% ofereciam bolsas parciais ou totais. Tais análises subsidiaram a elaboração de um produto educacional de suporte a estudantes e professores interessados nos PMI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13031_TB1819_04102023172146.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LUCAS FERNANDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO LUCAS" "autor_email" => "plfernandesp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }