O POTENCIAL EDUCACIONAL DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS: BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99929 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6961 "inscrito_id" => 21188 "titulo" => "O POTENCIAL EDUCACIONAL DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS: BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES." "resumo" => "O uso da Inteligência Artificial (IA) se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano. Essas ferramentas já têm aplicação marcante em áreas como saúde, finanças, transporte, varejo, segurança e educação. E o presente trabalho, que é resultado de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Avançado Parelhas, envolvendo as áreas de língua inglesa e filosofia, dedicar- se-á à análise da utilização de inteligências artificiais na educação. A pesquisa visa destacar possíveis contribuições e limitações do emprego de ferramentas de IA no ensino de filosofia e língua inglesa para estudantes do Ensino Médio. Pretende-se identificar e apresentar, sucintamente, algumas ferramentas de IA que podem ser adotadas como suporte educacional nessas áreas, apontando algumas das possíveis contribuições e limitações da sua aplicação didático-pedagógica, e relatar as experiências vivenciadas pelos membros da pesquisa durante o uso de tais ferramentas. Utilizou-se da revisão bibliográfica do livro A Inteligência Artificial e o Futuro da Educação, de Ingrid Seabra e dos artigos O Desafio das Tecnologias de Inteligência Artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores, de Artur Parreira, Lúcia Lehmann e Mariana Oliveira e ChatGPT for Good? On Opportunities and Challenges of Large Language Models for Education, de Enkelejda Kasneci et al. para auxiliar na análise das contribuições e limitações das IA’s como recursos educacionais. Como contribuições educacionais das IA’s pode- se destacar: gerar, de forma rápida, problemas práticos e questionários que podem ser problematizados durante as aulas; produzir explicações ou soluções passo a passo para auxiliar os estudantes na revisão dos temas; criar resumos e esquemas conceituais que contribuem com a compreensão dos pontos principais de um texto etc. Esses e outros benefícios, bem como algumas das possíveis limitações ou implicações da utilização educacional dessas ferramentas serão explorados ao longo deste trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21188_TB6961_20112023204254.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYAN REIS DO NASCIMENTO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "RYAN REIS DO NA" "autor_email" => "ryanreis550@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99929 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6961 "inscrito_id" => 21188 "titulo" => "O POTENCIAL EDUCACIONAL DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS: BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES." "resumo" => "O uso da Inteligência Artificial (IA) se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano. Essas ferramentas já têm aplicação marcante em áreas como saúde, finanças, transporte, varejo, segurança e educação. E o presente trabalho, que é resultado de um projeto integrador construído no IFRN/Campus Avançado Parelhas, envolvendo as áreas de língua inglesa e filosofia, dedicar- se-á à análise da utilização de inteligências artificiais na educação. A pesquisa visa destacar possíveis contribuições e limitações do emprego de ferramentas de IA no ensino de filosofia e língua inglesa para estudantes do Ensino Médio. Pretende-se identificar e apresentar, sucintamente, algumas ferramentas de IA que podem ser adotadas como suporte educacional nessas áreas, apontando algumas das possíveis contribuições e limitações da sua aplicação didático-pedagógica, e relatar as experiências vivenciadas pelos membros da pesquisa durante o uso de tais ferramentas. Utilizou-se da revisão bibliográfica do livro A Inteligência Artificial e o Futuro da Educação, de Ingrid Seabra e dos artigos O Desafio das Tecnologias de Inteligência Artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores, de Artur Parreira, Lúcia Lehmann e Mariana Oliveira e ChatGPT for Good? On Opportunities and Challenges of Large Language Models for Education, de Enkelejda Kasneci et al. para auxiliar na análise das contribuições e limitações das IA’s como recursos educacionais. Como contribuições educacionais das IA’s pode- se destacar: gerar, de forma rápida, problemas práticos e questionários que podem ser problematizados durante as aulas; produzir explicações ou soluções passo a passo para auxiliar os estudantes na revisão dos temas; criar resumos e esquemas conceituais que contribuem com a compreensão dos pontos principais de um texto etc. Esses e outros benefícios, bem como algumas das possíveis limitações ou implicações da utilização educacional dessas ferramentas serão explorados ao longo deste trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21188_TB6961_20112023204254.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYAN REIS DO NASCIMENTO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "RYAN REIS DO NA" "autor_email" => "ryanreis550@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }