Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: RELATO DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96016
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1794
    "inscrito_id" => 12960
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: RELATO DE PESQUISA EM ANDAMENTO"
    "resumo" => "A disseminação da pandemia da Coronavirus Disease 2019 (Covid-19) no ano de 2020 impactou instituições no mundo todo, forçando-as a reconfigurarem suas atividades em razão da determinação de distanciamento social para evitar a disseminação do vírus. Na seara educacional, para dar continuidade às atividades educativas, escolas e universidades brasileiras tiveram que alterar seu formato de ensino e migrar do modelo presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse cenário, o artigo pretende discutir os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento que aborda as práticas de ensino e aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais durante o ERE na perspectiva dos professores das escolas públicas de ensino médio do RN. A pesquisa, de natureza descritiva, fundamenta-se na abordagem multimétodo e no design sequencial explanatório. A recolha de dados, realizada em duas fases, quantitativa e qualitativa, fez uso de questionários online e entrevistas individuais e em grupos focais. Para analisar os dados, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial, com o apoio do software SPSS, e a análise de conteúdo, com o apoio do software NVivo. Como resultados, o estudo evidenciou a falta de preparo dos professores para atuar no formato remoto, o que fez aumentar a busca por formação para o uso de recursos digitais durante o período pandêmico. Com relação às tecnologias mais utilizadas nas aulas remotas, o WhatsApp, o celular e o notebook destacaram-se. A colaboração entre os professores constituiu um benefício do ERE, enquanto a falta de recursos digitais foi o maior desafio por eles enfrentado, evidenciando a exclusão digital desses profissionais. Apesar disso, para os professores, o ERE ampliou suas habilidades e a dos estudantes no uso das tecnologias digitais e, talvez, por isso, pretendam continuar a utilizar os recursos digitais incorporados durante a pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65819db9c98a2_19122023104217.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:42:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Socorro"
    "autor_email" => "fuchssouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96016
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1794
    "inscrito_id" => 12960
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: RELATO DE PESQUISA EM ANDAMENTO"
    "resumo" => "A disseminação da pandemia da Coronavirus Disease 2019 (Covid-19) no ano de 2020 impactou instituições no mundo todo, forçando-as a reconfigurarem suas atividades em razão da determinação de distanciamento social para evitar a disseminação do vírus. Na seara educacional, para dar continuidade às atividades educativas, escolas e universidades brasileiras tiveram que alterar seu formato de ensino e migrar do modelo presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse cenário, o artigo pretende discutir os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento que aborda as práticas de ensino e aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais durante o ERE na perspectiva dos professores das escolas públicas de ensino médio do RN. A pesquisa, de natureza descritiva, fundamenta-se na abordagem multimétodo e no design sequencial explanatório. A recolha de dados, realizada em duas fases, quantitativa e qualitativa, fez uso de questionários online e entrevistas individuais e em grupos focais. Para analisar os dados, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial, com o apoio do software SPSS, e a análise de conteúdo, com o apoio do software NVivo. Como resultados, o estudo evidenciou a falta de preparo dos professores para atuar no formato remoto, o que fez aumentar a busca por formação para o uso de recursos digitais durante o período pandêmico. Com relação às tecnologias mais utilizadas nas aulas remotas, o WhatsApp, o celular e o notebook destacaram-se. A colaboração entre os professores constituiu um benefício do ERE, enquanto a falta de recursos digitais foi o maior desafio por eles enfrentado, evidenciando a exclusão digital desses profissionais. Apesar disso, para os professores, o ERE ampliou suas habilidades e a dos estudantes no uso das tecnologias digitais e, talvez, por isso, pretendam continuar a utilizar os recursos digitais incorporados durante a pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65819db9c98a2_19122023104217.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:42:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Socorro"
    "autor_email" => "fuchssouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A disseminação da pandemia da Coronavirus Disease 2019 (Covid-19) no ano de 2020 impactou instituições no mundo todo, forçando-as a reconfigurarem suas atividades em razão da determinação de distanciamento social para evitar a disseminação do vírus. Na seara educacional, para dar continuidade às atividades educativas, escolas e universidades brasileiras tiveram que alterar seu formato de ensino e migrar do modelo presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse cenário, o artigo pretende discutir os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento que aborda as práticas de ensino e aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais durante o ERE na perspectiva dos professores das escolas públicas de ensino médio do RN. A pesquisa, de natureza descritiva, fundamenta-se na abordagem multimétodo e no design sequencial explanatório. A recolha de dados, realizada em duas fases, quantitativa e qualitativa, fez uso de questionários online e entrevistas individuais e em grupos focais. Para analisar os dados, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial, com o apoio do software SPSS, e a análise de conteúdo, com o apoio do software NVivo. Como resultados, o estudo evidenciou a falta de preparo dos professores para atuar no formato remoto, o que fez aumentar a busca por formação para o uso de recursos digitais durante o período pandêmico. Com relação às tecnologias mais utilizadas nas aulas remotas, o WhatsApp, o celular e o notebook destacaram-se. A colaboração entre os professores constituiu um benefício do ERE, enquanto a falta de recursos digitais foi o maior desafio por eles enfrentado, evidenciando a exclusão digital desses profissionais. Apesar disso, para os professores, o ERE ampliou suas habilidades e a dos estudantes no uso das tecnologias digitais e, talvez, por isso, pretendam continuar a utilizar os recursos digitais incorporados durante a pandemia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.