Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95990
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1757
    "inscrito_id" => 11885
    "titulo" => "DIÁLOGOS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O tripé da educação no ensino superior é pautado na relação ensino-pesquisa-extensão, as quais devem ocorrer de maneira indissociável. Nesse sentido, também devemos considerar que esta relação não deve ocorrer de maneira isolada, encerrada em seus próprios cursos. Para tanto, o caráter interdisciplinar e multidisciplinar deve ser considerado nessa relação triádica. Dessa maneira, o presente trabalho visa relatar a experiência de monitoria no Projeto de extensão “Diálogos nas Ciências Humanas: um encontro entre Geografia, Literatura, Cinema, Fotografia e Música”, o qual promove atividades na Universidade Estadual da Paraíba Campus III Guarabira-PB com o objetivo de integrar os cinco cursos de graduação que compõem o Centro de Humanidades. Os objetivos específicos deste trabalho são: 1) refletir sobre as contribuições do Projeto de Extensão para formação docente; 2) compreender a integração dos discentes dos cursos do CH no referido Projeto de Extensão; 3) relatar como o Projeto de Extensão subsidia a formação discente a partir da monitoria. As atividades desenvolvidas, a partir do projeto supracitado, envolvem exibições e debates de obras audiovisuais, bem como palestras e oficinas cujas temáticas são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O caráter metodológico deste relato de experiência é de cunho dialético, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza empírica, documental e bibliográfica. Como resultado destacamos que na formação docente se faz necessário ter uma visão interdisciplinar e multidisciplinar, para poder enquanto profissional utilizar uma gama de conceitos e recursos de mídia no ensino básico. Enquanto futuros docentes possamos exercer uma práxis idônea, fomentando uma educação sócio-interacional a formar os alunos do ensino básico para o exercício pleno da cidadania"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11885_TB1757_18112023182924.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "fabriciaraujoo25@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95990
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1757
    "inscrito_id" => 11885
    "titulo" => "DIÁLOGOS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O tripé da educação no ensino superior é pautado na relação ensino-pesquisa-extensão, as quais devem ocorrer de maneira indissociável. Nesse sentido, também devemos considerar que esta relação não deve ocorrer de maneira isolada, encerrada em seus próprios cursos. Para tanto, o caráter interdisciplinar e multidisciplinar deve ser considerado nessa relação triádica. Dessa maneira, o presente trabalho visa relatar a experiência de monitoria no Projeto de extensão “Diálogos nas Ciências Humanas: um encontro entre Geografia, Literatura, Cinema, Fotografia e Música”, o qual promove atividades na Universidade Estadual da Paraíba Campus III Guarabira-PB com o objetivo de integrar os cinco cursos de graduação que compõem o Centro de Humanidades. Os objetivos específicos deste trabalho são: 1) refletir sobre as contribuições do Projeto de Extensão para formação docente; 2) compreender a integração dos discentes dos cursos do CH no referido Projeto de Extensão; 3) relatar como o Projeto de Extensão subsidia a formação discente a partir da monitoria. As atividades desenvolvidas, a partir do projeto supracitado, envolvem exibições e debates de obras audiovisuais, bem como palestras e oficinas cujas temáticas são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O caráter metodológico deste relato de experiência é de cunho dialético, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza empírica, documental e bibliográfica. Como resultado destacamos que na formação docente se faz necessário ter uma visão interdisciplinar e multidisciplinar, para poder enquanto profissional utilizar uma gama de conceitos e recursos de mídia no ensino básico. Enquanto futuros docentes possamos exercer uma práxis idônea, fomentando uma educação sócio-interacional a formar os alunos do ensino básico para o exercício pleno da cidadania"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11885_TB1757_18112023182924.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "fabriciaraujoo25@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O tripé da educação no ensino superior é pautado na relação ensino-pesquisa-extensão, as quais devem ocorrer de maneira indissociável. Nesse sentido, também devemos considerar que esta relação não deve ocorrer de maneira isolada, encerrada em seus próprios cursos. Para tanto, o caráter interdisciplinar e multidisciplinar deve ser considerado nessa relação triádica. Dessa maneira, o presente trabalho visa relatar a experiência de monitoria no Projeto de extensão “Diálogos nas Ciências Humanas: um encontro entre Geografia, Literatura, Cinema, Fotografia e Música”, o qual promove atividades na Universidade Estadual da Paraíba Campus III Guarabira-PB com o objetivo de integrar os cinco cursos de graduação que compõem o Centro de Humanidades. Os objetivos específicos deste trabalho são: 1) refletir sobre as contribuições do Projeto de Extensão para formação docente; 2) compreender a integração dos discentes dos cursos do CH no referido Projeto de Extensão; 3) relatar como o Projeto de Extensão subsidia a formação discente a partir da monitoria. As atividades desenvolvidas, a partir do projeto supracitado, envolvem exibições e debates de obras audiovisuais, bem como palestras e oficinas cujas temáticas são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O caráter metodológico deste relato de experiência é de cunho dialético, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza empírica, documental e bibliográfica. Como resultado destacamos que na formação docente se faz necessário ter uma visão interdisciplinar e multidisciplinar, para poder enquanto profissional utilizar uma gama de conceitos e recursos de mídia no ensino básico. Enquanto futuros docentes possamos exercer uma práxis idônea, fomentando uma educação sócio-interacional a formar os alunos do ensino básico para o exercício pleno da cidadania

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.