A CULTURA FEMININA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS RITOS DE INICIAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU E AS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95932 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1683 "inscrito_id" => 12730 "titulo" => "A CULTURA FEMININA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS RITOS DE INICIAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU E AS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDER" "resumo" => "O presente estudo busca refletir sobre a cultura feminina e a educação de jovens e adultos, na perspectiva de um dos ritos de iniciação, com a mutilação genital feminina na Guiné-Bissau e as influencias no processo do ensino e aprendizado. A proposta do estudo consiste, sobretudo, no diálogo sociocultural e as suas práticas educativas no entrecruzamento entre gênero e educação no contexto guineense em meio às questões culturais. Nesse sentido, para abordagem desse assunto, mobilizamos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, com aprofundamento das questões culturais, sobretudo, femininas e seus atravessamentos na identidade de gênero, na formação humana e na aprendizagem escolar. Deste modo, o trabalho estrutura-se em quatro seções: na primeira, com abordagem sobre políticas públicas orientadas para educação e gênero; na segunda, a reflexão acerca da liberdade e direito das mulheres guineenses; na terceira, apontar os riscos que esta pratica tem para saude das mulheres, na quarta e última seção, apontaremos sobre sensibilização e a prática da mutilação genital feminina. Por via dessa reflexão, compreende-se que é de extrema relevância apontar as possíveis causas e consequências dessas vivências no cotidiano dos sujeitos envolvidos entre conflitos e acertos entre o estado guineense e as fanáticas, mulheres que retornam aos bancos escolares da educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12730_TB1683_03052023230419.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA TCHUDA BLABAM" "autor_nome_curto" => "MARINA TCHUDA" "autor_email" => "marinatchuda@aluno.unilab" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95932 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1683 "inscrito_id" => 12730 "titulo" => "A CULTURA FEMININA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS RITOS DE INICIAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU E AS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDER" "resumo" => "O presente estudo busca refletir sobre a cultura feminina e a educação de jovens e adultos, na perspectiva de um dos ritos de iniciação, com a mutilação genital feminina na Guiné-Bissau e as influencias no processo do ensino e aprendizado. A proposta do estudo consiste, sobretudo, no diálogo sociocultural e as suas práticas educativas no entrecruzamento entre gênero e educação no contexto guineense em meio às questões culturais. Nesse sentido, para abordagem desse assunto, mobilizamos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, com aprofundamento das questões culturais, sobretudo, femininas e seus atravessamentos na identidade de gênero, na formação humana e na aprendizagem escolar. Deste modo, o trabalho estrutura-se em quatro seções: na primeira, com abordagem sobre políticas públicas orientadas para educação e gênero; na segunda, a reflexão acerca da liberdade e direito das mulheres guineenses; na terceira, apontar os riscos que esta pratica tem para saude das mulheres, na quarta e última seção, apontaremos sobre sensibilização e a prática da mutilação genital feminina. Por via dessa reflexão, compreende-se que é de extrema relevância apontar as possíveis causas e consequências dessas vivências no cotidiano dos sujeitos envolvidos entre conflitos e acertos entre o estado guineense e as fanáticas, mulheres que retornam aos bancos escolares da educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12730_TB1683_03052023230419.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA TCHUDA BLABAM" "autor_nome_curto" => "MARINA TCHUDA" "autor_email" => "marinatchuda@aluno.unilab" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }