Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DO DCRC NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95251
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 798
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DO DCRC NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CEARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho investigou a Formação Continuada de Ciências no município de Campos Sales objetivando explorar o funcionamento dessas formações bem como a utilização do DCRC no planejamento das aulas de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A formação continuada de professores visa proporcionar mais qualidade de ensino e melhores condições de trabalho aos docentes, alinhando o seu conhecimento sobre a disciplina de Ciências ao DCRC, documentação fundamentada a partir da BNCC, que possui caráter normativo e define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica no país. O estudo baseou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, apoiado em estudo documental, bibliográfico – inventário de produções acadêmicas da pós-graduação e em outros estudos disponibilizados em bases de dados, coleta de narrativas de alguns docentes que atuam na área de Ciências da Natureza no referido município, contando ainda, com as contribuições de estudos desenvolvidos por alguns autores da área.. As principais reflexões produzidas pela pesquisa apresentam análises sobre o tema na realidade investigada, destacando o direito à formação continuada e a utilização do DCRC como um caminho para que o currículo escolar assegure o aprendizado essencial aos estudantes. Na conclusão, percebemos que o DCRC e as formações continuadas de ciências quando estão alinhadas fortalecem o protagonismo dos docentes e alunos nas salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID851_TB798_04102023151853.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO"
    "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95251
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 798
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE CIÊNCIAS E A UTILIZAÇÃO DO DCRC NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CEARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho investigou a Formação Continuada de Ciências no município de Campos Sales objetivando explorar o funcionamento dessas formações bem como a utilização do DCRC no planejamento das aulas de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A formação continuada de professores visa proporcionar mais qualidade de ensino e melhores condições de trabalho aos docentes, alinhando o seu conhecimento sobre a disciplina de Ciências ao DCRC, documentação fundamentada a partir da BNCC, que possui caráter normativo e define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica no país. O estudo baseou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, apoiado em estudo documental, bibliográfico – inventário de produções acadêmicas da pós-graduação e em outros estudos disponibilizados em bases de dados, coleta de narrativas de alguns docentes que atuam na área de Ciências da Natureza no referido município, contando ainda, com as contribuições de estudos desenvolvidos por alguns autores da área.. As principais reflexões produzidas pela pesquisa apresentam análises sobre o tema na realidade investigada, destacando o direito à formação continuada e a utilização do DCRC como um caminho para que o currículo escolar assegure o aprendizado essencial aos estudantes. Na conclusão, percebemos que o DCRC e as formações continuadas de ciências quando estão alinhadas fortalecem o protagonismo dos docentes e alunos nas salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID851_TB798_04102023151853.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO"
    "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho investigou a Formação Continuada de Ciências no município de Campos Sales objetivando explorar o funcionamento dessas formações bem como a utilização do DCRC no planejamento das aulas de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A formação continuada de professores visa proporcionar mais qualidade de ensino e melhores condições de trabalho aos docentes, alinhando o seu conhecimento sobre a disciplina de Ciências ao DCRC, documentação fundamentada a partir da BNCC, que possui caráter normativo e define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica no país. O estudo baseou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, apoiado em estudo documental, bibliográfico – inventário de produções acadêmicas da pós-graduação e em outros estudos disponibilizados em bases de dados, coleta de narrativas de alguns docentes que atuam na área de Ciências da Natureza no referido município, contando ainda, com as contribuições de estudos desenvolvidos por alguns autores da área.. As principais reflexões produzidas pela pesquisa apresentam análises sobre o tema na realidade investigada, destacando o direito à formação continuada e a utilização do DCRC como um caminho para que o currículo escolar assegure o aprendizado essencial aos estudantes. Na conclusão, percebemos que o DCRC e as formações continuadas de ciências quando estão alinhadas fortalecem o protagonismo dos docentes e alunos nas salas de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.