Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO PLICKERS NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UMA ABORDAGEM VYGOTSKIANA EM UM CONTEXTO ESCOLAR PÓS-PANDÊMICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96392
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2291
    "inscrito_id" => 11546
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO PLICKERS NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UMA ABORDAGEM VYGOTSKIANA EM UM CONTEXTO ESCOLAR PÓS-PANDÊMICO."
    "resumo" => "A teoria histórico-cultural de Vygotsky apresenta um modelo de aprendizagem mediada, isto é, a interação sujeito-objeto, na qual o sujeito, com auxílio de instrumentos, é apenas mediador do conhecimento. No entanto, distanciando do pensamento de Vygotsky, pode-se afirmar que se encontram entraves na utilização desses instrumentos na educação, dificultando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) nos discentes, especialmente após a pandemia, na qual a maioria dos alunos perderam habilidades escolares, podendo ser observada na leitura e na atenção, evidenciadas naqueles em que a falta de recursos tecnológicos e a falta acesso aos materiais pedagógicos se fez presente. Analisando esse imbróglio, a ferramenta plickers, que satisfaz o modelo de aprendizagem proposto por Vygotsky, é instrumento que colabora no desenvolvimento da aprendizagem significativa, na qual é exigida a interatividade e engajamento dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de estimular a aprendizagem do discente, com o uso da tecnologia, a partir da teoria Vygotskyana. Para realização deste trabalho, procedeu-se a aplicação do plickers, na disciplina de Química, na Escola Cidadã Integral Técnica Severino Dias de Oliveira, situada em João Pessoa - PB, com aproximadamente 40 alunos, a fim de avaliar os estudantes e minimizar as dificuldades vinculadas à ciência, realizando uma comparação entre as avaliações anteriores tradicionais, que teve 87% de reprovações, com a avaliação através do plickers, que teve um aproveitamento de 92% de compreensão do conteúdo ministrado, para constatarmos, então, o desenvolvimento das FPS nos alunos. Ao final da aplicação, o presente estudo evidenciou a importância da tecnologia sob uma perspectiva Vygotskyana, em que os alunos desenvolveram habilidades imprescindíveis na educação: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade de aprender e formação de conceitos, haja vista que a aprendizagem é satisfatória e resolutiva quando executada com relações colaborativas dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11546_TB2291_19112023232818.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLYANE BARBOSA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "KELLYANE MATIAS"
    "autor_email" => "kbm@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96392
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2291
    "inscrito_id" => 11546
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO PLICKERS NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UMA ABORDAGEM VYGOTSKIANA EM UM CONTEXTO ESCOLAR PÓS-PANDÊMICO."
    "resumo" => "A teoria histórico-cultural de Vygotsky apresenta um modelo de aprendizagem mediada, isto é, a interação sujeito-objeto, na qual o sujeito, com auxílio de instrumentos, é apenas mediador do conhecimento. No entanto, distanciando do pensamento de Vygotsky, pode-se afirmar que se encontram entraves na utilização desses instrumentos na educação, dificultando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) nos discentes, especialmente após a pandemia, na qual a maioria dos alunos perderam habilidades escolares, podendo ser observada na leitura e na atenção, evidenciadas naqueles em que a falta de recursos tecnológicos e a falta acesso aos materiais pedagógicos se fez presente. Analisando esse imbróglio, a ferramenta plickers, que satisfaz o modelo de aprendizagem proposto por Vygotsky, é instrumento que colabora no desenvolvimento da aprendizagem significativa, na qual é exigida a interatividade e engajamento dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de estimular a aprendizagem do discente, com o uso da tecnologia, a partir da teoria Vygotskyana. Para realização deste trabalho, procedeu-se a aplicação do plickers, na disciplina de Química, na Escola Cidadã Integral Técnica Severino Dias de Oliveira, situada em João Pessoa - PB, com aproximadamente 40 alunos, a fim de avaliar os estudantes e minimizar as dificuldades vinculadas à ciência, realizando uma comparação entre as avaliações anteriores tradicionais, que teve 87% de reprovações, com a avaliação através do plickers, que teve um aproveitamento de 92% de compreensão do conteúdo ministrado, para constatarmos, então, o desenvolvimento das FPS nos alunos. Ao final da aplicação, o presente estudo evidenciou a importância da tecnologia sob uma perspectiva Vygotskyana, em que os alunos desenvolveram habilidades imprescindíveis na educação: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade de aprender e formação de conceitos, haja vista que a aprendizagem é satisfatória e resolutiva quando executada com relações colaborativas dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11546_TB2291_19112023232818.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLYANE BARBOSA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "KELLYANE MATIAS"
    "autor_email" => "kbm@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A teoria histórico-cultural de Vygotsky apresenta um modelo de aprendizagem mediada, isto é, a interação sujeito-objeto, na qual o sujeito, com auxílio de instrumentos, é apenas mediador do conhecimento. No entanto, distanciando do pensamento de Vygotsky, pode-se afirmar que se encontram entraves na utilização desses instrumentos na educação, dificultando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) nos discentes, especialmente após a pandemia, na qual a maioria dos alunos perderam habilidades escolares, podendo ser observada na leitura e na atenção, evidenciadas naqueles em que a falta de recursos tecnológicos e a falta acesso aos materiais pedagógicos se fez presente. Analisando esse imbróglio, a ferramenta plickers, que satisfaz o modelo de aprendizagem proposto por Vygotsky, é instrumento que colabora no desenvolvimento da aprendizagem significativa, na qual é exigida a interatividade e engajamento dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de estimular a aprendizagem do discente, com o uso da tecnologia, a partir da teoria Vygotskyana. Para realização deste trabalho, procedeu-se a aplicação do plickers, na disciplina de Química, na Escola Cidadã Integral Técnica Severino Dias de Oliveira, situada em João Pessoa - PB, com aproximadamente 40 alunos, a fim de avaliar os estudantes e minimizar as dificuldades vinculadas à ciência, realizando uma comparação entre as avaliações anteriores tradicionais, que teve 87% de reprovações, com a avaliação através do plickers, que teve um aproveitamento de 92% de compreensão do conteúdo ministrado, para constatarmos, então, o desenvolvimento das FPS nos alunos. Ao final da aplicação, o presente estudo evidenciou a importância da tecnologia sob uma perspectiva Vygotskyana, em que os alunos desenvolveram habilidades imprescindíveis na educação: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade de aprender e formação de conceitos, haja vista que a aprendizagem é satisfatória e resolutiva quando executada com relações colaborativas dentro da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.