A teoria histórico-cultural de Vygotsky apresenta um modelo de aprendizagem mediada, isto é, a interação sujeito-objeto, na qual o sujeito, com auxílio de instrumentos, é apenas mediador do conhecimento. No entanto, distanciando do pensamento de Vygotsky, pode-se afirmar que se encontram entraves na utilização desses instrumentos na educação, dificultando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) nos discentes, especialmente após a pandemia, na qual a maioria dos alunos perderam habilidades escolares, podendo ser observada na leitura e na atenção, evidenciadas naqueles em que a falta de recursos tecnológicos e a falta acesso aos materiais pedagógicos se fez presente. Analisando esse imbróglio, a ferramenta plickers, que satisfaz o modelo de aprendizagem proposto por Vygotsky, é instrumento que colabora no desenvolvimento da aprendizagem significativa, na qual é exigida a interatividade e engajamento dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de estimular a aprendizagem do discente, com o uso da tecnologia, a partir da teoria Vygotskyana. Para realização deste trabalho, procedeu-se a aplicação do plickers, na disciplina de Química, na Escola Cidadã Integral Técnica Severino Dias de Oliveira, situada em João Pessoa - PB, com aproximadamente 40 alunos, a fim de avaliar os estudantes e minimizar as dificuldades vinculadas à ciência, realizando uma comparação entre as avaliações anteriores tradicionais, que teve 87% de reprovações, com a avaliação através do plickers, que teve um aproveitamento de 92% de compreensão do conteúdo ministrado, para constatarmos, então, o desenvolvimento das FPS nos alunos. Ao final da aplicação, o presente estudo evidenciou a importância da tecnologia sob uma perspectiva Vygotskyana, em que os alunos desenvolveram habilidades imprescindíveis na educação: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade de aprender e formação de conceitos, haja vista que a aprendizagem é satisfatória e resolutiva quando executada com relações colaborativas dentro da sala de aula.