FORMAÇÃO CONTINUADA E CAMINHOS POSSÍVEIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95913 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1658 "inscrito_id" => 12917 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E CAMINHOS POSSÍVEIS" "resumo" => "O presente texto visa refletir sobre a formação continuada, tema recorrente no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, o questionamento guia foi: Quais os caminhos apontados por estudiosos para a formação continuada de professores? Pensar e questionar a formação continuada dos professores se faz cada vez mais importante, dado abranger a escola, o professor e sua formação, além de inúmeras ideologias e práticas culturais, políticas e educacionais. No atual panorama educacional, a formação continuada assume papel essencial. Nesse viés, este artigo é um estudo bibliográfico sobre a formação continuada e os caminhos apontados por alguns estudiosos, desenvolvido a partir de materiais pesquisados em livros, artigos e entrevistas. A investigação traz o que os autores estudados compreendem do assunto, explanando a opinião destes referentes ao tema pesquisado. Deu-se por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, com análise do texto dos documentos propostos para a formação de professores e alinhamento à BNCC. A formação continuada relaciona-se com qualificar o docente em uma área específica, capacitá-lo nas teorias e metodologias de sua área do conhecimento, indo adiante, levando a compreensão da totalidade do fazer educativo, em razão disso, é fundamental entender como os documentos oficiais se referem a ela e em que papel a colocam dentro do contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12917_TB1658_19102023105101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEI CENIRA GIEHL" "autor_nome_curto" => "CLEI" "autor_email" => "clei.giehl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95913 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1658 "inscrito_id" => 12917 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E CAMINHOS POSSÍVEIS" "resumo" => "O presente texto visa refletir sobre a formação continuada, tema recorrente no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, o questionamento guia foi: Quais os caminhos apontados por estudiosos para a formação continuada de professores? Pensar e questionar a formação continuada dos professores se faz cada vez mais importante, dado abranger a escola, o professor e sua formação, além de inúmeras ideologias e práticas culturais, políticas e educacionais. No atual panorama educacional, a formação continuada assume papel essencial. Nesse viés, este artigo é um estudo bibliográfico sobre a formação continuada e os caminhos apontados por alguns estudiosos, desenvolvido a partir de materiais pesquisados em livros, artigos e entrevistas. A investigação traz o que os autores estudados compreendem do assunto, explanando a opinião destes referentes ao tema pesquisado. Deu-se por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, com análise do texto dos documentos propostos para a formação de professores e alinhamento à BNCC. A formação continuada relaciona-se com qualificar o docente em uma área específica, capacitá-lo nas teorias e metodologias de sua área do conhecimento, indo adiante, levando a compreensão da totalidade do fazer educativo, em razão disso, é fundamental entender como os documentos oficiais se referem a ela e em que papel a colocam dentro do contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12917_TB1658_19102023105101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEI CENIRA GIEHL" "autor_nome_curto" => "CLEI" "autor_email" => "clei.giehl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }