O PADLET COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95831 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1553 "inscrito_id" => 10297 "titulo" => "O PADLET COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Os documentos norteadores da educação no Brasil, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientam, para a superação da fragmentação do ensino de conteúdos compartilhados em sala de aula, a realização de atividades interdisciplinares e colaborativas. Entretanto, muitos professores não dispõem de formação e/ou conhecimento acerca de instrumentos e possibilidades que possam subsidiar essas práticas pedagógicas. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar uma sequência didática interdisciplinar entre os componentes curriculares de Geografia e Língua Portuguesa voltada para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, faz-se uso do recurso digital Padlet, especificamente a criação de mapas interativos. A proposta consiste na realização de uma atividade de pesquisa acerca do uso da Língua Portuguesa no mundo, a dominação territorial e as variações linguísticas decorrentes desses contatos. Segue-se com a elaboração do mapa interativo, construído de forma colaborativa, e a exposição dialogada dessa produção. Utiliza-se como aporte teórico para elaboração da proposta os estudos de Fazenda (2011) no tocante à interdisciplinaridade, Teyssier (1994) e Cardeira (2006) no que diz respeito à história da Língua Portuguesa, Morais-Barbosa (1969) e Elia (1989) acerca do uso da Língua Portuguesa no mundo, Gonçalves (2012) acerca das novas geografias desses países e Cardoso (2010) em relação à geolinguística e o desenvolvimento de atlas linguísticos em sala de aula. Como resultado, a proposta evidencia uma possibilidade de interdisciplinaridade que tem a potencialidade de contribuir para o ensino e a aprendizagem na Educação Básica, sendo um elemento contributivo na formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10297_TB1553_03052023202752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYSSANDRA VIANA FONSECA" "autor_nome_curto" => "ALYSSANDRA" "autor_email" => "alyssandraviana01@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95831 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1553 "inscrito_id" => 10297 "titulo" => "O PADLET COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Os documentos norteadores da educação no Brasil, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientam, para a superação da fragmentação do ensino de conteúdos compartilhados em sala de aula, a realização de atividades interdisciplinares e colaborativas. Entretanto, muitos professores não dispõem de formação e/ou conhecimento acerca de instrumentos e possibilidades que possam subsidiar essas práticas pedagógicas. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar uma sequência didática interdisciplinar entre os componentes curriculares de Geografia e Língua Portuguesa voltada para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, faz-se uso do recurso digital Padlet, especificamente a criação de mapas interativos. A proposta consiste na realização de uma atividade de pesquisa acerca do uso da Língua Portuguesa no mundo, a dominação territorial e as variações linguísticas decorrentes desses contatos. Segue-se com a elaboração do mapa interativo, construído de forma colaborativa, e a exposição dialogada dessa produção. Utiliza-se como aporte teórico para elaboração da proposta os estudos de Fazenda (2011) no tocante à interdisciplinaridade, Teyssier (1994) e Cardeira (2006) no que diz respeito à história da Língua Portuguesa, Morais-Barbosa (1969) e Elia (1989) acerca do uso da Língua Portuguesa no mundo, Gonçalves (2012) acerca das novas geografias desses países e Cardoso (2010) em relação à geolinguística e o desenvolvimento de atlas linguísticos em sala de aula. Como resultado, a proposta evidencia uma possibilidade de interdisciplinaridade que tem a potencialidade de contribuir para o ensino e a aprendizagem na Educação Básica, sendo um elemento contributivo na formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10297_TB1553_03052023202752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYSSANDRA VIANA FONSECA" "autor_nome_curto" => "ALYSSANDRA" "autor_email" => "alyssandraviana01@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }