Este projeto propõe que se faça a análise da construção do ethos dos dois mais proeminentes candidatos à Presidência da República, na disputa eleitoral prevista para acontecer no Brasil, em outubro deste ano de 2022: Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, ambos com passagem pela presidência. Por isso, requer uma imersão dos alunos e dos pesquisadores na atividade política e discursiva da campanha eleitoral e da pré-campanha. O discurso político é um terreno fértil para as pesquisas em torno da construção do ethos, pois o que quer o enunciador político é justamente influenciar, manipular a opinião do outro, para obter adesão através do voto. Busca-se responder ‘que fatores discursivos (enunciativos, pragmáticos e semânticos) podem ser analisados na construção do ethos dos candidatos a presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, nas mídias digitais durante a pré-campanha e durante a campanha presidencial de 2022’. Assim, o objetivo maior é ‘Analisar a construção do ethos dos candidatos a presidente do Brasil, Lula da Silva e Jair Bolsonaro, na Propaganda Eleitoral Gratuita da TV e nas mídias digitais Twitter e Instagram, durante a pré-campanha e durante a campanha presidencial de 2022’. A técnica da pesquisa será a Análise de Conteúdo Linguístico. Para aplicação dessa técnica, a pesquisa obedecerá a cinco fases: revisão bibliográfica, coleta de corpus, construção de tipologias de postagens e vídeos, análise do corpus e divulgação dos resultados. Como hipótese ou resposta preliminar, pretende-se testar se a finalidade discursiva dos dois enunciadores no discurso político tem o sentido semântico e pragmático interfaciado por intenções políticas e pessoais relacionadas à construção de deferentes ethès, capazes de construir imagens de credibilidade e identificação junto ao eleitor para, assim, obter seu voto.