Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE UM GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95589
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1246
    "inscrito_id" => 12352
    "titulo" => "PROPOSTA DE UM GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores, dessa forma torna-se importante a busca por novas abordagens de um determinado conteúdo em sala de aula. Ao se pensar em algum instrumento didático para ser usado em sala de aula, recursos audiovisuais podem ser uma possibilidade. O presente guia do educador tem como objetivo apresentar o filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984) como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia. Neste sentido, o presente material elaborado apresenta sugestões de atividades e dinâmicas, alinhadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que podem ser realizadas com os alunos em sala de aula possibilitando uma aprendizagem significativa, uma vez que torna-se possível correlacionar a ficção abordada no filme à realidade do aluno, trazendo a tona conflitos existentes entre o ser humano e a natureza, como a superexploração dos recursos naturais, desmatamento, queimadas e a contaminação de rios e solos. Espera-se então que este guia possa servir como mais uma ferramenta alternativa para a abordagem do tema educação ambiental em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12352_TB1246_19112023144150.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.cr001@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95589
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1246
    "inscrito_id" => 12352
    "titulo" => "PROPOSTA DE UM GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores, dessa forma torna-se importante a busca por novas abordagens de um determinado conteúdo em sala de aula. Ao se pensar em algum instrumento didático para ser usado em sala de aula, recursos audiovisuais podem ser uma possibilidade. O presente guia do educador tem como objetivo apresentar o filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984) como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia. Neste sentido, o presente material elaborado apresenta sugestões de atividades e dinâmicas, alinhadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que podem ser realizadas com os alunos em sala de aula possibilitando uma aprendizagem significativa, uma vez que torna-se possível correlacionar a ficção abordada no filme à realidade do aluno, trazendo a tona conflitos existentes entre o ser humano e a natureza, como a superexploração dos recursos naturais, desmatamento, queimadas e a contaminação de rios e solos. Espera-se então que este guia possa servir como mais uma ferramenta alternativa para a abordagem do tema educação ambiental em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12352_TB1246_19112023144150.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheus.cr001@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores, dessa forma torna-se importante a busca por novas abordagens de um determinado conteúdo em sala de aula. Ao se pensar em algum instrumento didático para ser usado em sala de aula, recursos audiovisuais podem ser uma possibilidade. O presente guia do educador tem como objetivo apresentar o filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984) como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia. Neste sentido, o presente material elaborado apresenta sugestões de atividades e dinâmicas, alinhadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que podem ser realizadas com os alunos em sala de aula possibilitando uma aprendizagem significativa, uma vez que torna-se possível correlacionar a ficção abordada no filme à realidade do aluno, trazendo a tona conflitos existentes entre o ser humano e a natureza, como a superexploração dos recursos naturais, desmatamento, queimadas e a contaminação de rios e solos. Espera-se então que este guia possa servir como mais uma ferramenta alternativa para a abordagem do tema educação ambiental em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.