ENSINO ESTRUTURADO DOS ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL: PRÁTICAS E DESAFIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95825 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1547 "inscrito_id" => 2901 "titulo" => "ENSINO ESTRUTURADO DOS ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL: PRÁTICAS E DESAFIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO" "resumo" => "O Sistema de Ensino Estruturado é um conjunto de elementos integrados, organizados e planejados diretamente relacionados ao aprendizado. No ano de 2023 o município de Sapucaia do Sul implementou o Sistema de Ensino Estruturado com o intuito de melhorar a qualidade de ensino e os índices de avaliação externa como o SAEB. O objetivo deste programa consiste em melhorar os indicadores de qualidade do ensino Público municipal por meio da qualificação práticas de ensino e a equidade de aprendizagem do Município, respeitando as necessidades educativas especiais elencadas na educação inclusiva da qual fazem parte os estudantes público-alvo da Educação Especial. Proporcionando aos professores, a estrutura do material didático e formações continuadas em todos os componentes do currículo, promovendo a reflexão e ressignificação das práticas pedagógicas a fim de contemplar as habilidades e competências previstas na BNCC tendo como base teórica o conceito da taxonomia de Bloom com vistas ao fortalecimento das aprendizagens na educação básica. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os resultados parciais decorrentes da implementação do programa. O estudo possui abordagem mista, com aspectos qualitativos obtidos pela observação direta dos acontecimentos que se efetivam nas visitas técnicas às escolas do município e nas formações continuadas dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e aspectos de cunho quantitativo provenientes dos dados obtidos por meio dos resultados dos testes simulados aplicados a todas as escolas por meio das respostas das questões de todos os componentes curriculares, com exceção da disciplina de ensino religioso. Os dados terão um tratamento estatístico descritivo e inferencial. Dentre os resultados esperados está a melhora das avaliações externas e um melhor índice do IDEB ao Município." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2901_TB1547_10122023225457.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER DE ABREU SILVA" "autor_nome_curto" => "ROGER ABREU" "autor_email" => "rogerabreumat@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE (UNILASALLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95825 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1547 "inscrito_id" => 2901 "titulo" => "ENSINO ESTRUTURADO DOS ANOS FINAIS DO MUNICÍPIO DE SAPUCAIA DO SUL: PRÁTICAS E DESAFIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO" "resumo" => "O Sistema de Ensino Estruturado é um conjunto de elementos integrados, organizados e planejados diretamente relacionados ao aprendizado. No ano de 2023 o município de Sapucaia do Sul implementou o Sistema de Ensino Estruturado com o intuito de melhorar a qualidade de ensino e os índices de avaliação externa como o SAEB. O objetivo deste programa consiste em melhorar os indicadores de qualidade do ensino Público municipal por meio da qualificação práticas de ensino e a equidade de aprendizagem do Município, respeitando as necessidades educativas especiais elencadas na educação inclusiva da qual fazem parte os estudantes público-alvo da Educação Especial. Proporcionando aos professores, a estrutura do material didático e formações continuadas em todos os componentes do currículo, promovendo a reflexão e ressignificação das práticas pedagógicas a fim de contemplar as habilidades e competências previstas na BNCC tendo como base teórica o conceito da taxonomia de Bloom com vistas ao fortalecimento das aprendizagens na educação básica. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os resultados parciais decorrentes da implementação do programa. O estudo possui abordagem mista, com aspectos qualitativos obtidos pela observação direta dos acontecimentos que se efetivam nas visitas técnicas às escolas do município e nas formações continuadas dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e aspectos de cunho quantitativo provenientes dos dados obtidos por meio dos resultados dos testes simulados aplicados a todas as escolas por meio das respostas das questões de todos os componentes curriculares, com exceção da disciplina de ensino religioso. Os dados terão um tratamento estatístico descritivo e inferencial. Dentre os resultados esperados está a melhora das avaliações externas e um melhor índice do IDEB ao Município." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2901_TB1547_10122023225457.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER DE ABREU SILVA" "autor_nome_curto" => "ROGER ABREU" "autor_email" => "rogerabreumat@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE (UNILASALLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }