Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO, SUJEITO E POSIÇÃO SOCIAL: LEITURA E ANÁLISE DO QUE PODE SER DITO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A partir dos pressupostos postulados por Soares (2018), quando afirma que o letramento vai além da prática de ler e escrever textos, mas estar apto a interagir nos mais diversos contextos sociais por meio da linguagem e que, por isso, deve-se usar o termo “letramentos”, e com base no que é proposto pela Análise do Discurso, sobre as noções de sujeito, posição social e as possibilidades ou não deste sujeito expor suas opiniões, objetivamos com este texto apresentar uma breve discussão sobre o que os sujeitos podem e não podem dizer/apresentar em seus discursos. Para tal empreendimento, teremos ainda como pontos norteadores os postulados teóricos apresentados por Pêcheux (1990), nas contribuições de Foucault (1999) e de outros nomes que situam seus estudos no campo da Análise do Discurso Francesa. Para a Análise do Discurso, os sujeitos são assujeitados e atravessados por diversas formações discursivas o que, de certa forma, não lhes permite que tudo e qualquer coisa seja dita de qualquer forma nem em qualquer contexto. Dessa forma, com base nos conceitos que serão aqui expostos, buscaremos relacioná-los com nossos objetos de análises: três enunciados produzidos por sujeitos que ocupam ou ocuparam posições de destaques na nossa sociedade. As análises dos textos aqui presentes, assim como a teoria da AD demonstra, revelaram que os sujeitos ocupam posições sociais diferentes e no momento de se posicionar frente a alguma determinada situação essas posições vivem relações de conflitos. Assim, entendemos que a Análise do Discurso, aliada aos postulados sobre letramentos, se configura como uma importante teoria linguística não apenas no que diz respeito às interações que realizamos na sociedade, mas também como uma forte contribuição para a discussão no que tange à leitura e a interpretações de textos diversos.

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