Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NO PROCESO DE ENSINO: IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS DO JOGO DOMINÓ DAS QUATRO CORES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Matemática é um campo de ensino transdisciplinar cuja perspectivas de ensino abrangem o uso de jogos matemáticos, visto que este perpassa barreiras impostas ao ensino de Matemática. Partindo do pressuposto que a ludicidade propicia o fazer Matemática brincando e, aliado ao Dominó das Quatro Cores, nos propicia desenvolver o presente trabalho, esta pesquisa objetivou apresentar o relato da interação entre acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática durante a disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), buscando compreender: em quais dimensões da Matemática, o trabalho com o Dominó das Quatro Cores é evidenciado no processo de aprendizagem em sala de aula? Para tal propósito, realiza-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, de modo que os dados são examinados sob Análise de Conteúdo. Tal movimento investigativo nos legou duas Ideias Nucleares, nas quais foi possível articular sobre a presença que é questionada na pergunta de pesquisa, são elas: A Matemática presente no jogo como atividade pedagógica em sala de aula; A ludicidade evidenciada no jogo como modo de abordar potencialidades e limitações. Desse modo, percebemos que as duas Ideias Nucleares, quando comparadas, evidenciam características tanto às dificuldades encontradas nas atividades propostas, quanto aos resultados obtidos após a abordagem didática por meio do jogo. Por fim, constatamos que o Dominó das Quatro Cores, como proposta pedagógica, pode contribuir positivamente para a compreensão de noções matemáticas e desenvolver competências que serão vantajosas para a formação acadêmica no que discerne a busca por conhecimentos, possibilitando a desmitificação da matemática eurocêntrica como a única existente.

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