GIBIS E EDUCAÇÃO: A TURMA DA MÔNICA COMO INICIAÇÃO À LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95782 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 12911 "titulo" => "GIBIS E EDUCAÇÃO: A TURMA DA MÔNICA COMO INICIAÇÃO À LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir acerca do uso dos gibis da Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa, como instrumento para tornar o hábito da leitura mais atraente no campo da Educação Infantil. Nesse sentido, a leitura de história em quadrinhos (HQs), dentro da categoria de literatura de entretenimento (ECO, 2000), demonstra-se como uma ferramenta lúdica e viável para a apresentação do universo da narrativa para os discentes da Educação Infantil, que para além de promover o contato com a fabulação contemporânea desenvolvendo habilidades relacionadas à leitura, escrita e a apreensão de elementos verbais e não-verbais, aproxima os alunos da cultura visual através da literatura de entretenimento, que nesta abordagem, apresenta-se como portadora de grande potencial didático em relação ao público infantil. A escolha do universo da Turma da Mônica justifica-se, primeiramente, pela sua popularidade com o público infantil e por sua inserção em materiais didáticos, além de abordar temas adequados para o público alvo, dentre várias, questões educativas e relativas à amizade através de seus personagens reconhecíveis que possuem espaço no imaginário social brasileiro. Para tal, a pesquisa fundamenta-se, metodologicamente, da revisão bibliográfica de considerações teóricas, partindo de autores como Paulino (2009) e Cosson (2009), que dialogam acerca da formação literária, e de Barbosa (2010) e Vergueiro (2007), que discorrem acerca do uso da Arte Sequencial e da cultura visual em ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12911_TB1497_03102023171408.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYANE DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LAYANE" "autor_email" => "layane1404@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95782 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 12911 "titulo" => "GIBIS E EDUCAÇÃO: A TURMA DA MÔNICA COMO INICIAÇÃO À LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir acerca do uso dos gibis da Turma da Mônica, criada por Mauricio de Sousa, como instrumento para tornar o hábito da leitura mais atraente no campo da Educação Infantil. Nesse sentido, a leitura de história em quadrinhos (HQs), dentro da categoria de literatura de entretenimento (ECO, 2000), demonstra-se como uma ferramenta lúdica e viável para a apresentação do universo da narrativa para os discentes da Educação Infantil, que para além de promover o contato com a fabulação contemporânea desenvolvendo habilidades relacionadas à leitura, escrita e a apreensão de elementos verbais e não-verbais, aproxima os alunos da cultura visual através da literatura de entretenimento, que nesta abordagem, apresenta-se como portadora de grande potencial didático em relação ao público infantil. A escolha do universo da Turma da Mônica justifica-se, primeiramente, pela sua popularidade com o público infantil e por sua inserção em materiais didáticos, além de abordar temas adequados para o público alvo, dentre várias, questões educativas e relativas à amizade através de seus personagens reconhecíveis que possuem espaço no imaginário social brasileiro. Para tal, a pesquisa fundamenta-se, metodologicamente, da revisão bibliográfica de considerações teóricas, partindo de autores como Paulino (2009) e Cosson (2009), que dialogam acerca da formação literária, e de Barbosa (2010) e Vergueiro (2007), que discorrem acerca do uso da Arte Sequencial e da cultura visual em ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12911_TB1497_03102023171408.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYANE DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LAYANE" "autor_email" => "layane1404@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }