Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PANDEMIA DA COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES PSICOEMOCINAIS NOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95750
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1452
    "inscrito_id" => 9242
    "titulo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES PSICOEMOCINAIS NOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Observou-se durante a pandemia da COVID-19 um aumento significativo no número de casos relacionados a ansiedade, estresse, depressão, etc., ligadas ao lado psicoemocional dos estudantes, caudas essencialmente pelo isolamento advindo da pandemia em questão. Tais queixas também foram apontadas por estudantes e notadas pelos seus respectivos docentes, especialmente a partir da retomada ao modelo presencial de ensino após a ruptura com o Ensino Remoto Emergencial. É a partir desses relatos que está posto o problema a ser pesquisado neste trabalho: diante de um contexto arbitrário ao corriqueiro, onde as relações sociais foram realizadas durante alguns anos de maneira virtual, provocadas pela pandemia da COVID-19, até que ponto as condições psicoemocionais dos alunos dos estudantes da educação básica foram afetadas? Para responder à questão problematizadora aqui exposta, estabelecemos como objetivo geral investigar as alterações psicoemocionais causadas pela pandemia da COVID-19 em alunos da educação básica no processo de retorno ao modelo presencial de ensino. Para tal, delimitados a pesquisa em três objetivos específicos, sendo eles: (a) identificar as mudanças sociais causadas pela pandemia da COVID-19; (b) descrever as possíveis implicações psicoemocionais nos estudantes advindas do isolamento pandêmico e; (c) investigar as mudanças psicoemocionais corridas nos estudantes a partir do retorno ao modelo presencial de ensino. Para que tais objetivos fossem alcançados, esta pesquisa tem como metodologia os estudos sobre hermenêutica de Gadamer (1999) para a análise do discurso das entrevistas realizadas em estudo de caso mediado por Ludke e André (2020), cujo lócus da pesquisa se deu como duas escolas da Rede Pública Do Município de Guarabira, Paraíba. Esta pesquisa também abarca um estudo bibliográfico de acordo com as teorias de Bodgan e Biklen (1997). Como conclusão, ficou evidenciado que os estudantes voltaram ao modelo presencial com inúmeras queixas como déficit de aprendizagem e outras questões psicoemocionais ligadas ao isolamento pandêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9242_TB1452_05082023195852.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON MAYK CRISTIANO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON"
    "autor_email" => "emersonmayk2.0@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95750
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1452
    "inscrito_id" => 9242
    "titulo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES PSICOEMOCINAIS NOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA – UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Observou-se durante a pandemia da COVID-19 um aumento significativo no número de casos relacionados a ansiedade, estresse, depressão, etc., ligadas ao lado psicoemocional dos estudantes, caudas essencialmente pelo isolamento advindo da pandemia em questão. Tais queixas também foram apontadas por estudantes e notadas pelos seus respectivos docentes, especialmente a partir da retomada ao modelo presencial de ensino após a ruptura com o Ensino Remoto Emergencial. É a partir desses relatos que está posto o problema a ser pesquisado neste trabalho: diante de um contexto arbitrário ao corriqueiro, onde as relações sociais foram realizadas durante alguns anos de maneira virtual, provocadas pela pandemia da COVID-19, até que ponto as condições psicoemocionais dos alunos dos estudantes da educação básica foram afetadas? Para responder à questão problematizadora aqui exposta, estabelecemos como objetivo geral investigar as alterações psicoemocionais causadas pela pandemia da COVID-19 em alunos da educação básica no processo de retorno ao modelo presencial de ensino. Para tal, delimitados a pesquisa em três objetivos específicos, sendo eles: (a) identificar as mudanças sociais causadas pela pandemia da COVID-19; (b) descrever as possíveis implicações psicoemocionais nos estudantes advindas do isolamento pandêmico e; (c) investigar as mudanças psicoemocionais corridas nos estudantes a partir do retorno ao modelo presencial de ensino. Para que tais objetivos fossem alcançados, esta pesquisa tem como metodologia os estudos sobre hermenêutica de Gadamer (1999) para a análise do discurso das entrevistas realizadas em estudo de caso mediado por Ludke e André (2020), cujo lócus da pesquisa se deu como duas escolas da Rede Pública Do Município de Guarabira, Paraíba. Esta pesquisa também abarca um estudo bibliográfico de acordo com as teorias de Bodgan e Biklen (1997). Como conclusão, ficou evidenciado que os estudantes voltaram ao modelo presencial com inúmeras queixas como déficit de aprendizagem e outras questões psicoemocionais ligadas ao isolamento pandêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9242_TB1452_05082023195852.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON MAYK CRISTIANO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON"
    "autor_email" => "emersonmayk2.0@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Observou-se durante a pandemia da COVID-19 um aumento significativo no número de casos relacionados a ansiedade, estresse, depressão, etc., ligadas ao lado psicoemocional dos estudantes, caudas essencialmente pelo isolamento advindo da pandemia em questão. Tais queixas também foram apontadas por estudantes e notadas pelos seus respectivos docentes, especialmente a partir da retomada ao modelo presencial de ensino após a ruptura com o Ensino Remoto Emergencial. É a partir desses relatos que está posto o problema a ser pesquisado neste trabalho: diante de um contexto arbitrário ao corriqueiro, onde as relações sociais foram realizadas durante alguns anos de maneira virtual, provocadas pela pandemia da COVID-19, até que ponto as condições psicoemocionais dos alunos dos estudantes da educação básica foram afetadas? Para responder à questão problematizadora aqui exposta, estabelecemos como objetivo geral investigar as alterações psicoemocionais causadas pela pandemia da COVID-19 em alunos da educação básica no processo de retorno ao modelo presencial de ensino. Para tal, delimitados a pesquisa em três objetivos específicos, sendo eles: (a) identificar as mudanças sociais causadas pela pandemia da COVID-19; (b) descrever as possíveis implicações psicoemocionais nos estudantes advindas do isolamento pandêmico e; (c) investigar as mudanças psicoemocionais corridas nos estudantes a partir do retorno ao modelo presencial de ensino. Para que tais objetivos fossem alcançados, esta pesquisa tem como metodologia os estudos sobre hermenêutica de Gadamer (1999) para a análise do discurso das entrevistas realizadas em estudo de caso mediado por Ludke e André (2020), cujo lócus da pesquisa se deu como duas escolas da Rede Pública Do Município de Guarabira, Paraíba. Esta pesquisa também abarca um estudo bibliográfico de acordo com as teorias de Bodgan e Biklen (1997). Como conclusão, ficou evidenciado que os estudantes voltaram ao modelo presencial com inúmeras queixas como déficit de aprendizagem e outras questões psicoemocionais ligadas ao isolamento pandêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.