O presente trabalho objetiva compreender por meio de uma revisão sistemática de literatura como o uso das inteligências artificiais (IA) e dos softwares se integram ao contexto educacional. A pesquisa foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a seleção de artigos acadêmicos publicados entre 2005 e 2022. Após a leitura flutuante de trinta e um artigos, foram selecionados seis para análise aprofundada. O arcabouço teórico inclui autores da educação, como Freire (1987) e Gatti (2017), e autores críticos às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, como Selwyn (2013), contribuindo para uma visão crítica do uso da IA no contexto educacional, considerando as desigualdades sociais e éticas envolvidas no processo de integração. Os artigos foram divididos em dois grupos de análise: Grupo 1, que contempla estudos de caso e desenvolvimento de produtos relacionados a softwares e IA, e Grupo 2, que discute e investiga a importância e uso dessas tecnologias por meio de revisão de literatura. A análise dos artigos indica que a maioria deles é baseada em revisão bibliográfica e apresentação de casos, e que o uso de IA e softwares na sala de aula pode ser uma ferramenta potencial para mediar o processo de ensino e aprendizado, resultando em aulas mais dinâmicas e produtivas.