Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO PSICPOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DO AMBIENTE EDUCACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98219
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4729
    "inscrito_id" => 14962
    "titulo" => "ESTÁGIO PSICPOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DO AMBIENTE EDUCACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado I do curso de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, âmbito institucional, é um período de aprendizagem prática para o futuro psicopedagogo, proporciona o exercício da atuação profissional, requere habilidades adquiridas nos componentes teóricos do curso e associa as competências desenvolvidas ao longo da sua formação. O presente trabalho é um relato de experiência, que tem como objetivo demonstrar as atividades desenvolvidas entre meses de fevereiro, março, abril e maio do ano de 2023 em uma escola pública, localizada na cidade de João Pessoa-PB. A prática foi dividida em quatro etapas, que consistiram em: observar o espaço escolar, estrutura física, organizacional; interagir com salas de aulas e sala de Atendimento Educacional Especializado; entrevistar a coordenação pedagógica, professora da orientação pedagógica, professoras polivalentes e construir um plano de intervenção. Foi possível perceber a organização da escola, suas metodologias de ensino, como as dificuldades de aprendizagem são percebidas pela equipe pedagógica e em turmas específicas, conhecer o serviço educacional especializado desenvolvido com os estudantes com deficiência. Como resultado da prática desenvolvida, foi elaborado um plano de intervenção composto por duas partes, uma que atua diretamente com a equipe pedagógica através de oficinas direcionadas as necessidades de adaptação curricular e dificuldades de aprendizagem, e outra direcionada a turma do 4º ano A cujo objetivo é aprimorar habilidades de leitura e escrita a partir da construção de uma peça teatral, inspirada no livro infantil O Menino que Tinha Medo de Errar, da autora Andrea Viviana Taubman. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir para a formação do aluno da graduação em psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, que as práticas interventivas propostas favoreçam tanto a capacitação de professores frente as temáticas expostas, como a evolução da habilidade de leitura e escrita de escolares e contribua para futuras pesquisas no campo da Psicopedagogia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14962_TB4729_20112023081036.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILEN MARIA MAGALHÃES DE SOUZA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "MILEN"
    "autor_email" => "milenmfernandes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98219
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4729
    "inscrito_id" => 14962
    "titulo" => "ESTÁGIO PSICPOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DO AMBIENTE EDUCACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado I do curso de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, âmbito institucional, é um período de aprendizagem prática para o futuro psicopedagogo, proporciona o exercício da atuação profissional, requere habilidades adquiridas nos componentes teóricos do curso e associa as competências desenvolvidas ao longo da sua formação. O presente trabalho é um relato de experiência, que tem como objetivo demonstrar as atividades desenvolvidas entre meses de fevereiro, março, abril e maio do ano de 2023 em uma escola pública, localizada na cidade de João Pessoa-PB. A prática foi dividida em quatro etapas, que consistiram em: observar o espaço escolar, estrutura física, organizacional; interagir com salas de aulas e sala de Atendimento Educacional Especializado; entrevistar a coordenação pedagógica, professora da orientação pedagógica, professoras polivalentes e construir um plano de intervenção. Foi possível perceber a organização da escola, suas metodologias de ensino, como as dificuldades de aprendizagem são percebidas pela equipe pedagógica e em turmas específicas, conhecer o serviço educacional especializado desenvolvido com os estudantes com deficiência. Como resultado da prática desenvolvida, foi elaborado um plano de intervenção composto por duas partes, uma que atua diretamente com a equipe pedagógica através de oficinas direcionadas as necessidades de adaptação curricular e dificuldades de aprendizagem, e outra direcionada a turma do 4º ano A cujo objetivo é aprimorar habilidades de leitura e escrita a partir da construção de uma peça teatral, inspirada no livro infantil O Menino que Tinha Medo de Errar, da autora Andrea Viviana Taubman. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir para a formação do aluno da graduação em psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, que as práticas interventivas propostas favoreçam tanto a capacitação de professores frente as temáticas expostas, como a evolução da habilidade de leitura e escrita de escolares e contribua para futuras pesquisas no campo da Psicopedagogia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14962_TB4729_20112023081036.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILEN MARIA MAGALHÃES DE SOUZA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "MILEN"
    "autor_email" => "milenmfernandes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio supervisionado I do curso de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, âmbito institucional, é um período de aprendizagem prática para o futuro psicopedagogo, proporciona o exercício da atuação profissional, requere habilidades adquiridas nos componentes teóricos do curso e associa as competências desenvolvidas ao longo da sua formação. O presente trabalho é um relato de experiência, que tem como objetivo demonstrar as atividades desenvolvidas entre meses de fevereiro, março, abril e maio do ano de 2023 em uma escola pública, localizada na cidade de João Pessoa-PB. A prática foi dividida em quatro etapas, que consistiram em: observar o espaço escolar, estrutura física, organizacional; interagir com salas de aulas e sala de Atendimento Educacional Especializado; entrevistar a coordenação pedagógica, professora da orientação pedagógica, professoras polivalentes e construir um plano de intervenção. Foi possível perceber a organização da escola, suas metodologias de ensino, como as dificuldades de aprendizagem são percebidas pela equipe pedagógica e em turmas específicas, conhecer o serviço educacional especializado desenvolvido com os estudantes com deficiência. Como resultado da prática desenvolvida, foi elaborado um plano de intervenção composto por duas partes, uma que atua diretamente com a equipe pedagógica através de oficinas direcionadas as necessidades de adaptação curricular e dificuldades de aprendizagem, e outra direcionada a turma do 4º ano A cujo objetivo é aprimorar habilidades de leitura e escrita a partir da construção de uma peça teatral, inspirada no livro infantil O Menino que Tinha Medo de Errar, da autora Andrea Viviana Taubman. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir para a formação do aluno da graduação em psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba, que as práticas interventivas propostas favoreçam tanto a capacitação de professores frente as temáticas expostas, como a evolução da habilidade de leitura e escrita de escolares e contribua para futuras pesquisas no campo da Psicopedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.