Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA SOB O OLHAR DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL TEN. COR. CÂNDIDO JOSÉ MARIANO (CMPM V)

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100922
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8532
    "inscrito_id" => 25240
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA SOB O OLHAR DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL TEN. COR. CÂNDIDO JOSÉ MARIANO (CMPM V)"
    "resumo" => "Esta pesquisa visou abordar a utilização de paródias como instrumento/técnica a serem utilizadas durante as aulas de História, sendo estas muito importantes para a questão do processo ensino-aprendizagem do ensino de História, auxiliando o aluno a compreender, de maneira divertida, lúdica e proativa, sobre importantes contextualizações dos conteúdos de História, especificamente quando se aborda os anos finais do ensino médio (3ª série) da Escola Estadual de Ensino Te. Cor. Cândido José Mariano, haja vista que, a maioria destes discentes estão em processo de formação acadêmica básica, onde visam seus possíveis ingressos no mercado de trabalho e/ou no ensino superior. Como referencial teórico foi utilizado para esta pesquisa autores como Bittencourt (2018), Bachur (2019), Saviani (2007), Bain (2007). Este trabalho apresenta o resultado de um projeto científico educacional desenvolvido a partir do financiamento da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e SEDUC-AM ( Secretaria de Estado de Educação e Desporto), vinculado ao Programa Ciência na Escola e realizado na Escola Estadual Coronel Cândido Mariano – CMPM V). Destaca-se que esta pesquisa possui como referencial metodológico a investigação qualitativa (paradigma interpretativo), diante da perspectiva da etnometodologia, pois busca considerar e/ou compreender o papel do professor de História da referida escola no contexto ensino-aprendizagem desta comunidade escolar. Assim sendo, percebe-se como resultado principal a relevância que as paródias possuem, como técnica de ensino, mediante ao contexto do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de História, especialmente com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, os quais demonstram maior entendimento sobre o Ensino de História a partir das citadas paródias, através de um ensino lúdico, divertido e proativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25240_TB8532_10092023020930.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINE VALERIA OLIVEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ELINE"
    "autor_email" => "elinevaleria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100922
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8532
    "inscrito_id" => 25240
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA SOB O OLHAR DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL TEN. COR. CÂNDIDO JOSÉ MARIANO (CMPM V)"
    "resumo" => "Esta pesquisa visou abordar a utilização de paródias como instrumento/técnica a serem utilizadas durante as aulas de História, sendo estas muito importantes para a questão do processo ensino-aprendizagem do ensino de História, auxiliando o aluno a compreender, de maneira divertida, lúdica e proativa, sobre importantes contextualizações dos conteúdos de História, especificamente quando se aborda os anos finais do ensino médio (3ª série) da Escola Estadual de Ensino Te. Cor. Cândido José Mariano, haja vista que, a maioria destes discentes estão em processo de formação acadêmica básica, onde visam seus possíveis ingressos no mercado de trabalho e/ou no ensino superior. Como referencial teórico foi utilizado para esta pesquisa autores como Bittencourt (2018), Bachur (2019), Saviani (2007), Bain (2007). Este trabalho apresenta o resultado de um projeto científico educacional desenvolvido a partir do financiamento da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e SEDUC-AM ( Secretaria de Estado de Educação e Desporto), vinculado ao Programa Ciência na Escola e realizado na Escola Estadual Coronel Cândido Mariano – CMPM V). Destaca-se que esta pesquisa possui como referencial metodológico a investigação qualitativa (paradigma interpretativo), diante da perspectiva da etnometodologia, pois busca considerar e/ou compreender o papel do professor de História da referida escola no contexto ensino-aprendizagem desta comunidade escolar. Assim sendo, percebe-se como resultado principal a relevância que as paródias possuem, como técnica de ensino, mediante ao contexto do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de História, especialmente com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, os quais demonstram maior entendimento sobre o Ensino de História a partir das citadas paródias, através de um ensino lúdico, divertido e proativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25240_TB8532_10092023020930.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINE VALERIA OLIVEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ELINE"
    "autor_email" => "elinevaleria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa visou abordar a utilização de paródias como instrumento/técnica a serem utilizadas durante as aulas de História, sendo estas muito importantes para a questão do processo ensino-aprendizagem do ensino de História, auxiliando o aluno a compreender, de maneira divertida, lúdica e proativa, sobre importantes contextualizações dos conteúdos de História, especificamente quando se aborda os anos finais do ensino médio (3ª série) da Escola Estadual de Ensino Te. Cor. Cândido José Mariano, haja vista que, a maioria destes discentes estão em processo de formação acadêmica básica, onde visam seus possíveis ingressos no mercado de trabalho e/ou no ensino superior. Como referencial teórico foi utilizado para esta pesquisa autores como Bittencourt (2018), Bachur (2019), Saviani (2007), Bain (2007). Este trabalho apresenta o resultado de um projeto científico educacional desenvolvido a partir do financiamento da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e SEDUC-AM ( Secretaria de Estado de Educação e Desporto), vinculado ao Programa Ciência na Escola e realizado na Escola Estadual Coronel Cândido Mariano – CMPM V). Destaca-se que esta pesquisa possui como referencial metodológico a investigação qualitativa (paradigma interpretativo), diante da perspectiva da etnometodologia, pois busca considerar e/ou compreender o papel do professor de História da referida escola no contexto ensino-aprendizagem desta comunidade escolar. Assim sendo, percebe-se como resultado principal a relevância que as paródias possuem, como técnica de ensino, mediante ao contexto do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de História, especialmente com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, os quais demonstram maior entendimento sobre o Ensino de História a partir das citadas paródias, através de um ensino lúdico, divertido e proativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.