Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98624
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5242
    "inscrito_id" => 5740
    "titulo" => "PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A educação vem necessitando cada vez mais de reformulação das didáticas já utilizadas em salas de aula. É necessário buscar meios alternativos que proporcionem maior desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, que se mostram desmotivados diante do tradicionalismo teórico. Nesse sentido, a educação enfrenta o desafio de diversificar e transformar a maneira de repassar conhecimentos, visando maior aproveitamento e interação dos alunos, através da aplicação de metodologias ativas. Teve como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta digital como metodologia ativa na turma do primeiro ano do curso Integrado em Informática do IFPB, Campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que teve como metodologia inicial a aplicação da ferramenta didática Quizizz logo após a abordagem teórica pela docente da disciplina. Posteriormente, foi realizada a aplicação de um questionário, com o intuito de obter a avaliação dos discentes sobre as contribuições que as metodologias ativas podem trazer no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Notou-se que para a grande maioria dos discentes , o uso de metodologias ativas é bastante eficaz e auxilia de forma muito significativa no processo de ensino/aprendizagem, no entanto, eles afirmaram que o uso de tais ferramentas pode favorecer a competitividade na sala de aula. Além disso, os alunos mostraram-se mais interessados em participar quando as aulas são mais dinâmicas. Por meio desta pesquisa, fica claro a importância na reformulação das didáticas tradicionais, trazendo para a sala não apenas as aulas teóricas, mas também metodologias ativas, que por sua vez, culminam no progresso do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o, entre outros aspectos mais significativo. Ademais, os discentes demonstram maior interesse por aulas mais dinâmicas, onde é possível a sua inserção como sujeito na construção do seu conhecimento. Nesse sentido, apesar dos desafios encontrados, é fundamental que ocorra a quebra dos paradigmas que ainda persistem no cenário educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582ee71ce7c0_20122023103857.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:38:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANE MAYANA BEZERRA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Alane Mayana"
    "autor_email" => "alane.andradeifpb@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98624
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5242
    "inscrito_id" => 5740
    "titulo" => "PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A educação vem necessitando cada vez mais de reformulação das didáticas já utilizadas em salas de aula. É necessário buscar meios alternativos que proporcionem maior desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, que se mostram desmotivados diante do tradicionalismo teórico. Nesse sentido, a educação enfrenta o desafio de diversificar e transformar a maneira de repassar conhecimentos, visando maior aproveitamento e interação dos alunos, através da aplicação de metodologias ativas. Teve como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta digital como metodologia ativa na turma do primeiro ano do curso Integrado em Informática do IFPB, Campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que teve como metodologia inicial a aplicação da ferramenta didática Quizizz logo após a abordagem teórica pela docente da disciplina. Posteriormente, foi realizada a aplicação de um questionário, com o intuito de obter a avaliação dos discentes sobre as contribuições que as metodologias ativas podem trazer no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Notou-se que para a grande maioria dos discentes , o uso de metodologias ativas é bastante eficaz e auxilia de forma muito significativa no processo de ensino/aprendizagem, no entanto, eles afirmaram que o uso de tais ferramentas pode favorecer a competitividade na sala de aula. Além disso, os alunos mostraram-se mais interessados em participar quando as aulas são mais dinâmicas. Por meio desta pesquisa, fica claro a importância na reformulação das didáticas tradicionais, trazendo para a sala não apenas as aulas teóricas, mas também metodologias ativas, que por sua vez, culminam no progresso do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o, entre outros aspectos mais significativo. Ademais, os discentes demonstram maior interesse por aulas mais dinâmicas, onde é possível a sua inserção como sujeito na construção do seu conhecimento. Nesse sentido, apesar dos desafios encontrados, é fundamental que ocorra a quebra dos paradigmas que ainda persistem no cenário educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582ee71ce7c0_20122023103857.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:38:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANE MAYANA BEZERRA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Alane Mayana"
    "autor_email" => "alane.andradeifpb@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação vem necessitando cada vez mais de reformulação das didáticas já utilizadas em salas de aula. É necessário buscar meios alternativos que proporcionem maior desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, que se mostram desmotivados diante do tradicionalismo teórico. Nesse sentido, a educação enfrenta o desafio de diversificar e transformar a maneira de repassar conhecimentos, visando maior aproveitamento e interação dos alunos, através da aplicação de metodologias ativas. Teve como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta digital como metodologia ativa na turma do primeiro ano do curso Integrado em Informática do IFPB, Campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que teve como metodologia inicial a aplicação da ferramenta didática Quizizz logo após a abordagem teórica pela docente da disciplina. Posteriormente, foi realizada a aplicação de um questionário, com o intuito de obter a avaliação dos discentes sobre as contribuições que as metodologias ativas podem trazer no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Notou-se que para a grande maioria dos discentes , o uso de metodologias ativas é bastante eficaz e auxilia de forma muito significativa no processo de ensino/aprendizagem, no entanto, eles afirmaram que o uso de tais ferramentas pode favorecer a competitividade na sala de aula. Além disso, os alunos mostraram-se mais interessados em participar quando as aulas são mais dinâmicas. Por meio desta pesquisa, fica claro a importância na reformulação das didáticas tradicionais, trazendo para a sala não apenas as aulas teóricas, mas também metodologias ativas, que por sua vez, culminam no progresso do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o, entre outros aspectos mais significativo. Ademais, os discentes demonstram maior interesse por aulas mais dinâmicas, onde é possível a sua inserção como sujeito na construção do seu conhecimento. Nesse sentido, apesar dos desafios encontrados, é fundamental que ocorra a quebra dos paradigmas que ainda persistem no cenário educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.