REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DO 6º ANO SOBRE O PROCESSO DE EXECUSSÃO DAS OFICINAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2021
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95521 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1158 "inscrito_id" => 11674 "titulo" => "REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DO 6º ANO SOBRE O PROCESSO DE EXECUSSÃO DAS OFICINAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2021" "resumo" => "Durante o período de aulas remotas, no qual fizemos o isolamento em virtude da COVID 19, foram inúmeros os desafios que surgiram para a aplicação de aulas na educação básica, tais desafios acentuaram-se durante a execução das oficinas da Olímpiada de Língua Portuguesa (OLP) 2021. Nesta direção, este artigo tem como objetivo geral: “Refletir sobre os desafios vivenciados por uma professora do 6º ano durante o processo de execução das oficinas da OLP em uma escola no interior da PB em período de aulas remotas”. E como objetivos específicos: (I) Descrever e analisar o processo de realização de oficinas da OLP 2021 em uma turma do 6º ano de uma escola pública do interior da Paraíba (PB); (II) Identificar como as mídias digitais e materiais didáticos digitais contribuíram para o ensino de leitura, escrita, oralidade e análise linguística dentro das oficinas da OLP. O corpus é composto por relatos de experiências de uma professora de Língua Portuguesa que atuou durante a pandemia em escola do interior da PB e executou oficinas da OLP 2021 em uma turma do 6º ano. Tal pesquisa está fundamentada nas teorias sobre ensino de Leitura, Escrita, Oralidade e Análise Linguística, baseados em Soares (1998); Marcuschi (2001 e 2008); Leffa (1996 e 1999); Koch (2006); Dolz, Schneuwly, Haller (2004); Bezerra e Reinaldo (2013). Como também as teorias sobre mídias e materiais didáticos digitais de Kenski (2012); Ribeiro (2012); Moran, Masetto, Behrens (2013). Para tanto, as reflexões oriundas dos dados observados sinalizaram a necessidade de multiletramento por parte de professores e alunos na educação básica, tendo em vista que esse é essencial para o trabalho com gêneros diversos, principalmente em situações atípicas como as vivenciadas durante o período pandêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11674_TB1158_03102023150559.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA RAISSA RODRIGUES DINIZ" "autor_nome_curto" => "ANNA RAISSA" "autor_email" => "anna.raissa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95521 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1158 "inscrito_id" => 11674 "titulo" => "REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DO 6º ANO SOBRE O PROCESSO DE EXECUSSÃO DAS OFICINAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2021" "resumo" => "Durante o período de aulas remotas, no qual fizemos o isolamento em virtude da COVID 19, foram inúmeros os desafios que surgiram para a aplicação de aulas na educação básica, tais desafios acentuaram-se durante a execução das oficinas da Olímpiada de Língua Portuguesa (OLP) 2021. Nesta direção, este artigo tem como objetivo geral: “Refletir sobre os desafios vivenciados por uma professora do 6º ano durante o processo de execução das oficinas da OLP em uma escola no interior da PB em período de aulas remotas”. E como objetivos específicos: (I) Descrever e analisar o processo de realização de oficinas da OLP 2021 em uma turma do 6º ano de uma escola pública do interior da Paraíba (PB); (II) Identificar como as mídias digitais e materiais didáticos digitais contribuíram para o ensino de leitura, escrita, oralidade e análise linguística dentro das oficinas da OLP. O corpus é composto por relatos de experiências de uma professora de Língua Portuguesa que atuou durante a pandemia em escola do interior da PB e executou oficinas da OLP 2021 em uma turma do 6º ano. Tal pesquisa está fundamentada nas teorias sobre ensino de Leitura, Escrita, Oralidade e Análise Linguística, baseados em Soares (1998); Marcuschi (2001 e 2008); Leffa (1996 e 1999); Koch (2006); Dolz, Schneuwly, Haller (2004); Bezerra e Reinaldo (2013). Como também as teorias sobre mídias e materiais didáticos digitais de Kenski (2012); Ribeiro (2012); Moran, Masetto, Behrens (2013). Para tanto, as reflexões oriundas dos dados observados sinalizaram a necessidade de multiletramento por parte de professores e alunos na educação básica, tendo em vista que esse é essencial para o trabalho com gêneros diversos, principalmente em situações atípicas como as vivenciadas durante o período pandêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11674_TB1158_03102023150559.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA RAISSA RODRIGUES DINIZ" "autor_nome_curto" => "ANNA RAISSA" "autor_email" => "anna.raissa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }