O acompanhamento pedagógico é uma característica determinante de qualquer escola bem-sucedida. Possibilita aos coordenadores e professores orientarem os alunos ao longo da sua trajetória escolar. Embora a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas gerais/ESP-MG trabalhe com cursos online, e em sua maioria no formato autoinstrucionais, entende-se que o acompanhamento pedagógico nessa modalidade também corresponde a uma prática pedagógica essencial para o alcance das metas e objetivos das ações educacionais nessa modalidade de ensino. O acompanhamento pedagógico na ESP-MG é subsidiado pelo monitoramento do acesso do discente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e pela emissão de certificado. As informações coletadas se mostram importantes para que a coordenação técnica pedagógica calcule as taxas de evasão e o rendimento dos cursos e, a partir desse panorama, traçar estratégias para minimizar possíveis defasagens. Uma das estratégias utilizadas para suprir essa lacuna, consiste no estabelecimento de uma comunicação mais direta junto aos discentes, com o objetivo de diluir a sensação de solidão e abandono que os ambientes virtuais de aprendizagens podem provocar. Neste sentido, a ESP-MG aposta na relação mais humanizada e oferece canais de comunicação que apoiam e permite que o discente comunique com a equipe técnico-pedagógica sempre que julgar necessário. Para além da comunicação estabelecida por e-mail e AVA, destaca-se nesse processo a utilização da ferramenta WhatsApp que possibilita um atendimento personalizado, oferecendo maior proximidade, praticidade e agilidade no atendimento aos alunos. Cabe ressaltar que as ações realizadas pela ESP-MG têm apresentado impacto significativo no número de acessos e certificados, demonstrando que a relação estabelecida com os alunos favorece a sua permanência no AVA e consecutivamente, a certificação nos cursos ofertados.