INFÂNCIAS NEGRAS, CURRÍCULO E IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A CRECHE EUNICE XAVIER (VITÓRIA DE SANTO ANTÃO) E A CRECHE PAULO ROSAS (RECIFE)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95466 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1082 "inscrito_id" => 11904 "titulo" => "INFÂNCIAS NEGRAS, CURRÍCULO E IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A CRECHE EUNICE XAVIER (VITÓRIA DE SANTO ANTÃO) E A CRECHE PAULO ROSAS (RECIFE)" "resumo" => "Este artigo emergiu da nossa pesquisa de iniciação científica e tem por objetivo compreender comparativamente como as professoras das creches Eunice Xavier e Professor Paulo Rosas vivenciam a construção curricular de práticas antirracistas para fortalecer a construção da identidade étnico-racial. Teoricamente, por um lado, tratamos de compreender como a creche mobiliza o direito à educação crítica capaz de fortalecer a identidade dos sujeitos como visto em: Gomes (2023; 2019), Gomes e Silva (2018) e Candau (2005). Por outro lado, identificamos como a construção das práticas curriculares constituem um campo de força fundamental para o empoderamento dos sujeitos excluídos. As contribuições de Silva (1999; 2013), Lopes e Macedo (2011) e Carvalho (2016) nos ajudam a problematizar essa discussão. Metodologicamente, nossa pesquisa é de natureza qualitativa, o campo da pesquisa são as duas creches investigadas e os sujeitos sãos as duas professoras das instituições pesquisadas. Os instrumentos de coleta de dados, como nos fala Lüdke e André (2020), são as observações e a entrevista. Por se tratar de um estudo em andamento pode-se afirmar que a partir da observação, da identificação do currículo em ação e da nossa vivência de aulas para a formação identitária dos sujeitos há em ambas instituições a construção de um conhecimento comprometido com o empoderamento para a autonomia discente em tempos de reconstrução da democracia escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65a7d6be76116_17012024103142.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-17 10:31:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilamariasantos775@gmai" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95466 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1082 "inscrito_id" => 11904 "titulo" => "INFÂNCIAS NEGRAS, CURRÍCULO E IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A CRECHE EUNICE XAVIER (VITÓRIA DE SANTO ANTÃO) E A CRECHE PAULO ROSAS (RECIFE)" "resumo" => "Este artigo emergiu da nossa pesquisa de iniciação científica e tem por objetivo compreender comparativamente como as professoras das creches Eunice Xavier e Professor Paulo Rosas vivenciam a construção curricular de práticas antirracistas para fortalecer a construção da identidade étnico-racial. Teoricamente, por um lado, tratamos de compreender como a creche mobiliza o direito à educação crítica capaz de fortalecer a identidade dos sujeitos como visto em: Gomes (2023; 2019), Gomes e Silva (2018) e Candau (2005). Por outro lado, identificamos como a construção das práticas curriculares constituem um campo de força fundamental para o empoderamento dos sujeitos excluídos. As contribuições de Silva (1999; 2013), Lopes e Macedo (2011) e Carvalho (2016) nos ajudam a problematizar essa discussão. Metodologicamente, nossa pesquisa é de natureza qualitativa, o campo da pesquisa são as duas creches investigadas e os sujeitos sãos as duas professoras das instituições pesquisadas. Os instrumentos de coleta de dados, como nos fala Lüdke e André (2020), são as observações e a entrevista. Por se tratar de um estudo em andamento pode-se afirmar que a partir da observação, da identificação do currículo em ação e da nossa vivência de aulas para a formação identitária dos sujeitos há em ambas instituições a construção de um conhecimento comprometido com o empoderamento para a autonomia discente em tempos de reconstrução da democracia escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65a7d6be76116_17012024103142.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-17 10:31:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilamariasantos775@gmai" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }