Os povos africanos e indígenas apresentam histórias e culturas milenares e diversas, com produções científicas e tradicionais, as quais são importantes para o ensino, pois refletem práticas, invenções e descobertas utilizadas na atualidade. Apesar da criação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, essas comunidades sofrem inúmeros apagamentos resultantes de processos de hierarquização e inferiorização dos seus povos e saberes. Desse modo, objetivou-se com o trabalho analisar a presença de temáticas relacionadas à produção científica/tecnológica e contribuição de cientistas africanos, afrodescendentes e indígenas, bem como os conhecimentos tradicionais desses povos em livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio. O estudo apresentou como corpo de análise 3 coleções de Ciências da Natureza aprovadas no PNLD de 2021, sorteadas aleatoriamente: Ser Protagonista, Moderna Plus e Multiverso. Para a coleta e tratamento de dados nas coleções selecionadas foi utilizada a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). As análises indicaram que a coleção Ser Protagonista apresentou um maior quantitativo de abordagens acerca de povos e comunidades tradicionais, com destaque para os capítulos relacionados a origem do universo, astronomia/cosmologia, ecossistemas brasileiro e conservação ambiental, abordando aspectos relacionados a cultura do plantio/colheita, pesca, caça e o entendimento sobre astronomia resultantes da observação do céu. As coleções Moderna Plus e Multiverso, apresentaram resultados semelhantes, com abordagens em capítulos sobre a origem da vida na terra e formação do universo, sobre como os povos indígenas e africanos são centenários e apresentam conhecimentos sobre os astros e estavam presentes nas primeiras civilizações. Logo, ao levar em consideração o tamanho das coleções é possível observar um silenciamento de temáticas relacionadas a povos indígenas, africanos e afrodescendentes, principalmente sobre o conhecimento científico produzido por tais grupos.