PAIVA, Alana Beatriz Silva et al.. A pedagogia freireana no ensino de ciências. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95439>. Acesso em: 22/11/2024 21:12
Este estudo, em desenvolvimento, baseia-se em questionamentos surgidos a partir de questionamentos levantados ao longo do percurso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA campus Caxias. Como questionamentos norteadores para o desenvolvimento desta pesquisa, elegeram-se as seguintes problemáticas: Quais as possíveis conexões da teoria freireana e o ensino de ciências? Que elementos e práticas contemplam simultaneamente a teoria freireana e o ensino de ciências? Esta investigação terá como objetivo identificar práticas pedagógicas efetivadas e que evidenciaram a articulação entre o ensino de ciências e a teoria freireana. Com base em uma abordagem qualitativa, este artigo apresentará pesquisas bibliográficas a partir de artigos publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no período de 2010 a 2020. Com base nesta investigação, tal busca é constante, e como forma de concretizar algumas ideias, apresentaremos neste artigo diálogos que articulam a teoria freireana ao ensino de ciências. A intenção ao realizar a pesquisa será justamente conhecer e compreender como se dá a intervenção, o desenvolvimento e a aplicação de diferentes práticas pedagógicas que articulam a teoria freireana e o ensino de ciências.