O objetivo deste artigo é analisar como a saúde mental é tratada nos novos livros didáticos do ensino médio. A escolha do tema é baseada na crescente importância da saúde mental na sociedade atual e sua importância para alunos, educadores e familiares em sua adaptação a esta nova realidade educacional. Este estudo utiliza uma abordagem qualitativa e documental para estudar o discurso e as relações de poder na perspectiva de Michel Foucault. Foucault argumenta que o poder não é exercido apenas por indivíduos ou grupos, mas permeia todas as relações sociais e molda a forma como pensamos e agimos. A análise foi realizada em três coleções instrucionais de língua portuguesa da Nova Escola Secundária, com foco em temas de saúde mental, ansiedade e depressão. Os achados revelam como esses temas são abordados no livro, identificando discursos comuns e possíveis conexões entre ansiedade e depressão. Este estudo também visa compreender as relações de poder encontradas no discurso do livro didático, analisando como o discurso do livro didático promove a saúde mental e se ele é adequado para o público-alvo das novas escolas de ensino médio. A relevância do estudo justifica-se uma vez que a crescente importância da saúde mental na sociedade moderna desperta a necessidade de desenvolver estratégias eficazes de prevenção e tratamento.