FERNANDES, Francisca Simone Pereira. Steam: meninas na engenharia. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/100421>. Acesso em: 23/11/2024 01:57
A proposta do Big Push tem por finalidade discutir e fomentar ações para o desenvolvimento sustentável, abordando questões ambientais, sociais, econômicas e redução de desigualdades de gênero nos cursos das áreas de STEAM. Este artigo tem por objetivo apresentar ações sócias educativas do Projeto “STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA” que teve início a partir da necessidade de e incentivar as estudantes do sexo feminino a ingressarem nas carreiras de ciências exatas, engenharias desde cedo, para combater a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional para a pesquisa cientifica e tecnológica (SANTOS, 2017). E que possam conhecer na prática umas das várias profissões das quais eles terão que escolher após o ensino médio e a refletirem sobre a importância da sustentabilidade, para assim melhor a Educação. Já que o objetivo dessa abordagem é integrar essas áreas para que os estudantes construam algo novo e proponham soluções para problemas do mundo real. Essa proposta pedagógica prevê o trabalho interdisciplinar e preferencialmente em equipe para despertar a criatividade, a inventividade, a empatia, o humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o “aprender fazendo” da cultura maker. Adotar a abordagem interdisciplinar baseada em STEAM não significa que o objetivo é formar pequenos e pequenos cientistas, engenheiros, engenheiras, matemáticos, ou profissionais capazes de lidar apenas com assuntos das ciências exatas. Antes disso, a intenção é formar estudantes que adquiram repertório, conhecimento e habilidades socioemocionais para fazer suas escolhas pessoais e profissionais. Visa mostrar o desenvolvimento das atividades relacionadas ao mesmo, junto aos alunos do 1°e 3° Série do Ensino Médio.Os resultados preliminares demonstram a articulação, construção e consolidação de uma rede de apoio integrada cujas ações buscam inspirar, capacitar e potencializar a participação feminina na área de STEAM.