STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100421 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7626 "inscrito_id" => 17257 "titulo" => "STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA" "resumo" => "A proposta do Big Push tem por finalidade discutir e fomentar ações para o desenvolvimento sustentável, abordando questões ambientais, sociais, econômicas e redução de desigualdades de gênero nos cursos das áreas de STEAM. Este artigo tem por objetivo apresentar ações sócias educativas do Projeto “STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA” que teve início a partir da necessidade de e incentivar as estudantes do sexo feminino a ingressarem nas carreiras de ciências exatas, engenharias desde cedo, para combater a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional para a pesquisa cientifica e tecnológica (SANTOS, 2017). E que possam conhecer na prática umas das várias profissões das quais eles terão que escolher após o ensino médio e a refletirem sobre a importância da sustentabilidade, para assim melhor a Educação. Já que o objetivo dessa abordagem é integrar essas áreas para que os estudantes construam algo novo e proponham soluções para problemas do mundo real. Essa proposta pedagógica prevê o trabalho interdisciplinar e preferencialmente em equipe para despertar a criatividade, a inventividade, a empatia, o humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o “aprender fazendo” da cultura maker. Adotar a abordagem interdisciplinar baseada em STEAM não significa que o objetivo é formar pequenos e pequenos cientistas, engenheiros, engenheiras, matemáticos, ou profissionais capazes de lidar apenas com assuntos das ciências exatas. Antes disso, a intenção é formar estudantes que adquiram repertório, conhecimento e habilidades socioemocionais para fazer suas escolhas pessoais e profissionais. Visa mostrar o desenvolvimento das atividades relacionadas ao mesmo, junto aos alunos do 1°e 3° Série do Ensino Médio.Os resultados preliminares demonstram a articulação, construção e consolidação de uma rede de apoio integrada cujas ações buscam inspirar, capacitar e potencializar a participação feminina na área de STEAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17257_TB7626_30062023013038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA SIMONE PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "prof.izaurafalcao@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100421 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7626 "inscrito_id" => 17257 "titulo" => "STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA" "resumo" => "A proposta do Big Push tem por finalidade discutir e fomentar ações para o desenvolvimento sustentável, abordando questões ambientais, sociais, econômicas e redução de desigualdades de gênero nos cursos das áreas de STEAM. Este artigo tem por objetivo apresentar ações sócias educativas do Projeto “STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA” que teve início a partir da necessidade de e incentivar as estudantes do sexo feminino a ingressarem nas carreiras de ciências exatas, engenharias desde cedo, para combater a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional para a pesquisa cientifica e tecnológica (SANTOS, 2017). E que possam conhecer na prática umas das várias profissões das quais eles terão que escolher após o ensino médio e a refletirem sobre a importância da sustentabilidade, para assim melhor a Educação. Já que o objetivo dessa abordagem é integrar essas áreas para que os estudantes construam algo novo e proponham soluções para problemas do mundo real. Essa proposta pedagógica prevê o trabalho interdisciplinar e preferencialmente em equipe para despertar a criatividade, a inventividade, a empatia, o humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o “aprender fazendo” da cultura maker. Adotar a abordagem interdisciplinar baseada em STEAM não significa que o objetivo é formar pequenos e pequenos cientistas, engenheiros, engenheiras, matemáticos, ou profissionais capazes de lidar apenas com assuntos das ciências exatas. Antes disso, a intenção é formar estudantes que adquiram repertório, conhecimento e habilidades socioemocionais para fazer suas escolhas pessoais e profissionais. Visa mostrar o desenvolvimento das atividades relacionadas ao mesmo, junto aos alunos do 1°e 3° Série do Ensino Médio.Os resultados preliminares demonstram a articulação, construção e consolidação de uma rede de apoio integrada cujas ações buscam inspirar, capacitar e potencializar a participação feminina na área de STEAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17257_TB7626_30062023013038.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA SIMONE PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "prof.izaurafalcao@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }