Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100421
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7626
    "inscrito_id" => 17257
    "titulo" => "STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA"
    "resumo" => "A proposta do Big Push tem por finalidade discutir e fomentar ações para o desenvolvimento sustentável, abordando questões ambientais, sociais, econômicas e redução de desigualdades de gênero nos cursos das áreas de STEAM. Este artigo tem por objetivo apresentar ações sócias educativas do Projeto “STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA” que teve início a partir da necessidade de e incentivar as estudantes do sexo feminino a ingressarem nas carreiras de ciências exatas, engenharias desde cedo, para combater a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional para a pesquisa cientifica e tecnológica (SANTOS, 2017). E que possam conhecer na prática umas das várias profissões das quais eles terão que escolher após o ensino médio e a refletirem sobre a importância da sustentabilidade, para assim melhor a Educação. Já que o objetivo dessa abordagem é integrar essas áreas para que os estudantes construam algo novo e proponham soluções para problemas do mundo real. Essa proposta pedagógica prevê o trabalho interdisciplinar e preferencialmente em equipe para despertar a criatividade, a inventividade, a empatia, o humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o “aprender fazendo” da cultura maker. Adotar a abordagem interdisciplinar baseada em STEAM não significa que o objetivo é formar pequenos e pequenos cientistas, engenheiros, engenheiras, matemáticos, ou profissionais capazes de lidar apenas com assuntos das ciências exatas. Antes disso, a intenção é formar estudantes que adquiram repertório, conhecimento e habilidades socioemocionais para fazer suas escolhas pessoais e profissionais. Visa mostrar o desenvolvimento das atividades relacionadas ao mesmo, junto aos alunos do 1°e 3° Série do Ensino Médio.Os resultados preliminares demonstram a articulação, construção e consolidação de uma rede de apoio integrada cujas ações buscam inspirar, capacitar e potencializar a participação feminina na área de STEAM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17257_TB7626_30062023013038.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA SIMONE PEREIRA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "prof.izaurafalcao@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100421
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7626
    "inscrito_id" => 17257
    "titulo" => "STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA"
    "resumo" => "A proposta do Big Push tem por finalidade discutir e fomentar ações para o desenvolvimento sustentável, abordando questões ambientais, sociais, econômicas e redução de desigualdades de gênero nos cursos das áreas de STEAM. Este artigo tem por objetivo apresentar ações sócias educativas do Projeto “STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA” que teve início a partir da necessidade de e incentivar as estudantes do sexo feminino a ingressarem nas carreiras de ciências exatas, engenharias desde cedo, para combater a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional para a pesquisa cientifica e tecnológica (SANTOS, 2017). E que possam conhecer na prática umas das várias profissões das quais eles terão que escolher após o ensino médio e a refletirem sobre a importância da sustentabilidade, para assim melhor a Educação. Já que o objetivo dessa abordagem é integrar essas áreas para que os estudantes construam algo novo e proponham soluções para problemas do mundo real. Essa proposta pedagógica prevê o trabalho interdisciplinar e preferencialmente em equipe para despertar a criatividade, a inventividade, a empatia, o humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o “aprender fazendo” da cultura maker. Adotar a abordagem interdisciplinar baseada em STEAM não significa que o objetivo é formar pequenos e pequenos cientistas, engenheiros, engenheiras, matemáticos, ou profissionais capazes de lidar apenas com assuntos das ciências exatas. Antes disso, a intenção é formar estudantes que adquiram repertório, conhecimento e habilidades socioemocionais para fazer suas escolhas pessoais e profissionais. Visa mostrar o desenvolvimento das atividades relacionadas ao mesmo, junto aos alunos do 1°e 3° Série do Ensino Médio.Os resultados preliminares demonstram a articulação, construção e consolidação de uma rede de apoio integrada cujas ações buscam inspirar, capacitar e potencializar a participação feminina na área de STEAM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17257_TB7626_30062023013038.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA SIMONE PEREIRA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "prof.izaurafalcao@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A proposta do Big Push tem por finalidade discutir e fomentar ações para o desenvolvimento sustentável, abordando questões ambientais, sociais, econômicas e redução de desigualdades de gênero nos cursos das áreas de STEAM. Este artigo tem por objetivo apresentar ações sócias educativas do Projeto “STEAM: MENINAS NA ENGENHARIA” que teve início a partir da necessidade de e incentivar as estudantes do sexo feminino a ingressarem nas carreiras de ciências exatas, engenharias desde cedo, para combater a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional para a pesquisa cientifica e tecnológica (SANTOS, 2017). E que possam conhecer na prática umas das várias profissões das quais eles terão que escolher após o ensino médio e a refletirem sobre a importância da sustentabilidade, para assim melhor a Educação. Já que o objetivo dessa abordagem é integrar essas áreas para que os estudantes construam algo novo e proponham soluções para problemas do mundo real. Essa proposta pedagógica prevê o trabalho interdisciplinar e preferencialmente em equipe para despertar a criatividade, a inventividade, a empatia, o humanismo e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à vida contemporânea, como o pensamento computacional e o “aprender fazendo” da cultura maker. Adotar a abordagem interdisciplinar baseada em STEAM não significa que o objetivo é formar pequenos e pequenos cientistas, engenheiros, engenheiras, matemáticos, ou profissionais capazes de lidar apenas com assuntos das ciências exatas. Antes disso, a intenção é formar estudantes que adquiram repertório, conhecimento e habilidades socioemocionais para fazer suas escolhas pessoais e profissionais. Visa mostrar o desenvolvimento das atividades relacionadas ao mesmo, junto aos alunos do 1°e 3° Série do Ensino Médio.Os resultados preliminares demonstram a articulação, construção e consolidação de uma rede de apoio integrada cujas ações buscam inspirar, capacitar e potencializar a participação feminina na área de STEAM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.