Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MAPEAMENTO A PARTIR DAS EDIÇÕES DO CONEDU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95421
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1026
    "inscrito_id" => 11729
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MAPEAMENTO A PARTIR DAS EDIÇÕES DO CONEDU"
    "resumo" => "O meio ambiente está presente em discussões atuais no que tange a sustentabilidade e, consequentemente, a Educação Ambiental, em relação a resoluções de problemas, causados muitas das vezes pela participação humana e disto surge a referência com a matemática: a Modelagem. A partir disso surge a indagação: o interesse das pesquisas mune o contexto comum entre as duas disciplinas – Educação Ambiental e Educação Matemática? Com isso, o presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática de caráter misto que tem como objetivo investigar as produções referentes a utilização da modelagem matemática em um contexto interdisciplinar com a educação ambiental dos trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Para tanto, como metodologia, foi realizada uma busca nos anais das últimas cinco edições (2018-2022) do referido evento, selecionados por meio da leitura de títulos, resumos e palavras-chave que traziam o tema dos Grupos de Trabalhos (GTs) do CONEDU, foram eles o GT 13 – Educação Matemática e o GT 14 – Educação Ambiental. Os resultados da pesquisa apontam um pequeno número de estudos publicados nos anais do evento com a temática selecionada, que foram apresentados na forma de comunicação oral, destes aponta-se a presença de pesquisadores do sexo feminino, em maioria, e o Nordeste se destaca em número de autores. Conclui-se que a questão ainda é pouco explorada e estudos como este são importantes para trazerem uma visão mais ampla do que está sendo publicado e alertar sobre outras investigações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11729_TB1026_19112023165412.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE PEREIRA"
    "autor_email" => "pereira.joyce@academico.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95421
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1026
    "inscrito_id" => 11729
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MAPEAMENTO A PARTIR DAS EDIÇÕES DO CONEDU"
    "resumo" => "O meio ambiente está presente em discussões atuais no que tange a sustentabilidade e, consequentemente, a Educação Ambiental, em relação a resoluções de problemas, causados muitas das vezes pela participação humana e disto surge a referência com a matemática: a Modelagem. A partir disso surge a indagação: o interesse das pesquisas mune o contexto comum entre as duas disciplinas – Educação Ambiental e Educação Matemática? Com isso, o presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática de caráter misto que tem como objetivo investigar as produções referentes a utilização da modelagem matemática em um contexto interdisciplinar com a educação ambiental dos trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Para tanto, como metodologia, foi realizada uma busca nos anais das últimas cinco edições (2018-2022) do referido evento, selecionados por meio da leitura de títulos, resumos e palavras-chave que traziam o tema dos Grupos de Trabalhos (GTs) do CONEDU, foram eles o GT 13 – Educação Matemática e o GT 14 – Educação Ambiental. Os resultados da pesquisa apontam um pequeno número de estudos publicados nos anais do evento com a temática selecionada, que foram apresentados na forma de comunicação oral, destes aponta-se a presença de pesquisadores do sexo feminino, em maioria, e o Nordeste se destaca em número de autores. Conclui-se que a questão ainda é pouco explorada e estudos como este são importantes para trazerem uma visão mais ampla do que está sendo publicado e alertar sobre outras investigações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11729_TB1026_19112023165412.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE PEREIRA"
    "autor_email" => "pereira.joyce@academico.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O meio ambiente está presente em discussões atuais no que tange a sustentabilidade e, consequentemente, a Educação Ambiental, em relação a resoluções de problemas, causados muitas das vezes pela participação humana e disto surge a referência com a matemática: a Modelagem. A partir disso surge a indagação: o interesse das pesquisas mune o contexto comum entre as duas disciplinas – Educação Ambiental e Educação Matemática? Com isso, o presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática de caráter misto que tem como objetivo investigar as produções referentes a utilização da modelagem matemática em um contexto interdisciplinar com a educação ambiental dos trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Para tanto, como metodologia, foi realizada uma busca nos anais das últimas cinco edições (2018-2022) do referido evento, selecionados por meio da leitura de títulos, resumos e palavras-chave que traziam o tema dos Grupos de Trabalhos (GTs) do CONEDU, foram eles o GT 13 – Educação Matemática e o GT 14 – Educação Ambiental. Os resultados da pesquisa apontam um pequeno número de estudos publicados nos anais do evento com a temática selecionada, que foram apresentados na forma de comunicação oral, destes aponta-se a presença de pesquisadores do sexo feminino, em maioria, e o Nordeste se destaca em número de autores. Conclui-se que a questão ainda é pouco explorada e estudos como este são importantes para trazerem uma visão mais ampla do que está sendo publicado e alertar sobre outras investigações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.