Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MATERIAIS CURRICULARES NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE UM MINIMERCADO E CONSTRUÇÃO DO TANGRAM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95735
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1432
    "inscrito_id" => 3878
    "titulo" => "O USO DE MATERIAIS CURRICULARES NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE UM MINIMERCADO E CONSTRUÇÃO DO TANGRAM"
    "resumo" => "O ensino da Matemática se justifica com base em muitas razões, como por exemplo, que é necessária à vida cotidiana e que nos auxilia a pensar de forma abstrata e raciocinar dedutivamente. Assim, compreender a Matemática não deve ser apenas aplicar fórmulas e regras estabelecidas ao longo do tempo por matemáticos e estudiosos, mas também relacionar esse conhecimento ao seu contexto social. A Educação Matemática nos apresenta uma variedade de tendências metodológicas que possibilitam que as aulas de Matemática se tornem mais dinâmicas e prazerosas, em que o professor se torna mediador/facilitador do processo e os alunos, sujeitos ativos/participativos e responsáveis por sua própria aprendizagem. Uma dessas possibilidades é fazer uso de materiais curriculares que estimulem a curiosidade dos alunos e os aproximem do seu cotidiano, fazendo com que eles percebam a presença da Matemática dentro e fora da sala de aula. Com isso, o objetivo do resumo é apresentar duas propostas de trabalho realizadas pela autora com alunos do 6º ano de uma escola cidadã integral do munícipio de João Pessoa/PB, em que foi possível realizar um minimercado em duas aulas de Matemática com o intuito dos alunos trabalharem os números decimais no seu dia a dia, como também foi possível realizar, em outras duas aulas, a construção do Tangram, por meio de dobraduras, com o intuito de trabalhar as figuras geométricas planas e as frações. As atividades foram desenvolvidas com o aval e o suporte da coordenação pedagógica da escola. Portanto, foi possível observar uma maior participação e engajamento nas aulas, onde os alunos mostraram interesse e motivação, criando assim um ambiente de troca e partilha de experiências, em que os alunos são incentivados a criar e a pensar matematicamente, tornando assim o aprendizado mais eficiente e menos repetitivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3878_TB1432_04102023103157.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLA LUANNA DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLA LIMA"
    "autor_email" => "marcellaluanna@hotmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95735
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1432
    "inscrito_id" => 3878
    "titulo" => "O USO DE MATERIAIS CURRICULARES NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE UM MINIMERCADO E CONSTRUÇÃO DO TANGRAM"
    "resumo" => "O ensino da Matemática se justifica com base em muitas razões, como por exemplo, que é necessária à vida cotidiana e que nos auxilia a pensar de forma abstrata e raciocinar dedutivamente. Assim, compreender a Matemática não deve ser apenas aplicar fórmulas e regras estabelecidas ao longo do tempo por matemáticos e estudiosos, mas também relacionar esse conhecimento ao seu contexto social. A Educação Matemática nos apresenta uma variedade de tendências metodológicas que possibilitam que as aulas de Matemática se tornem mais dinâmicas e prazerosas, em que o professor se torna mediador/facilitador do processo e os alunos, sujeitos ativos/participativos e responsáveis por sua própria aprendizagem. Uma dessas possibilidades é fazer uso de materiais curriculares que estimulem a curiosidade dos alunos e os aproximem do seu cotidiano, fazendo com que eles percebam a presença da Matemática dentro e fora da sala de aula. Com isso, o objetivo do resumo é apresentar duas propostas de trabalho realizadas pela autora com alunos do 6º ano de uma escola cidadã integral do munícipio de João Pessoa/PB, em que foi possível realizar um minimercado em duas aulas de Matemática com o intuito dos alunos trabalharem os números decimais no seu dia a dia, como também foi possível realizar, em outras duas aulas, a construção do Tangram, por meio de dobraduras, com o intuito de trabalhar as figuras geométricas planas e as frações. As atividades foram desenvolvidas com o aval e o suporte da coordenação pedagógica da escola. Portanto, foi possível observar uma maior participação e engajamento nas aulas, onde os alunos mostraram interesse e motivação, criando assim um ambiente de troca e partilha de experiências, em que os alunos são incentivados a criar e a pensar matematicamente, tornando assim o aprendizado mais eficiente e menos repetitivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3878_TB1432_04102023103157.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELLA LUANNA DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELLA LIMA"
    "autor_email" => "marcellaluanna@hotmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino da Matemática se justifica com base em muitas razões, como por exemplo, que é necessária à vida cotidiana e que nos auxilia a pensar de forma abstrata e raciocinar dedutivamente. Assim, compreender a Matemática não deve ser apenas aplicar fórmulas e regras estabelecidas ao longo do tempo por matemáticos e estudiosos, mas também relacionar esse conhecimento ao seu contexto social. A Educação Matemática nos apresenta uma variedade de tendências metodológicas que possibilitam que as aulas de Matemática se tornem mais dinâmicas e prazerosas, em que o professor se torna mediador/facilitador do processo e os alunos, sujeitos ativos/participativos e responsáveis por sua própria aprendizagem. Uma dessas possibilidades é fazer uso de materiais curriculares que estimulem a curiosidade dos alunos e os aproximem do seu cotidiano, fazendo com que eles percebam a presença da Matemática dentro e fora da sala de aula. Com isso, o objetivo do resumo é apresentar duas propostas de trabalho realizadas pela autora com alunos do 6º ano de uma escola cidadã integral do munícipio de João Pessoa/PB, em que foi possível realizar um minimercado em duas aulas de Matemática com o intuito dos alunos trabalharem os números decimais no seu dia a dia, como também foi possível realizar, em outras duas aulas, a construção do Tangram, por meio de dobraduras, com o intuito de trabalhar as figuras geométricas planas e as frações. As atividades foram desenvolvidas com o aval e o suporte da coordenação pedagógica da escola. Portanto, foi possível observar uma maior participação e engajamento nas aulas, onde os alunos mostraram interesse e motivação, criando assim um ambiente de troca e partilha de experiências, em que os alunos são incentivados a criar e a pensar matematicamente, tornando assim o aprendizado mais eficiente e menos repetitivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.